Carta a Albert Goldman

Leon Trotsky

10 de Fevereiro de 1940

logotipo

Primeira Edição: Leon Trotsky, In Defense of Marxism, New York 1942.
Fonte: "Em Defesa do Marxismo", publicação da Editora "Proposta Editorial"
Direitos de Reprodução: © Editora Proposta Editorial. Agradeçemos a Valfrido Lima pela autorização concedida.


Querido camarada Goldman:

Estou completamente de acordo com sua carta de 5 de fevereiro.

Se publiquei a citação de Abern sobre a cisão, foi com o fim de forçar uma declaração clara e não ambígua, por parte do camarada Abern e outros dirigentes da oposição — não sobre as intenções ocultas atribuídas aos dirigentes da maioria em relação a isto, mas sim sobre as deles.

Já ouvi o aforismo sobre os "cidadãos de segunda classe". Queria perguntar aos dirigentes da oposição: quando qualificam o grupo oposto como "a camarilha de Cannon" ou "os burocratas conservadores" e tudo isso, desejam fazer deles cidadãos 'de segunda classe? Só posso acrescentar que a sensibilidade extrema é um dos traços mais destacados de todas as frações pequeno-burguesas. Não sei se Shachtman, por exemplo, quer fazer de mim um cidadão de segunda classe com sua "Carta Aberta". Estou interessado só em suas idéias, não em suas especulações psicanalíticas.

Tenho, um pouco, a impressão de que, desanimados por toda uma série de erros. os dirigentes da oposição empurram-se uns aos outros para a histeria e então. para justificar a seus próprios olhos a sua histeria fracional, atribuem a seus adversários as maquinações mais obscuras e incríveis. Quando dizem que meu intercâmbio de correspondência com Cannon era uma camuflagem, não posso fazer outra coisa senão encolher os ombros.

O melhor tratamento para a sua histeria pequeno-burguesa é o objetivismo marxista. Continuaremos a discutir sobre a dialética, a sociologia marxista, a natureza do Estado soviético, o caráter da guerra, mas não com o propósito absurdo e criminoso da cisão. mas como o mais razoável propósito de convencer uma parte importante do partido e de ajudá-la a passar de uma posição pequeno-burguesa para uma posição proletária.

Com as mais calorosas saudações comunistas,
Leon Trotsky


Inclusão 25/07/2009