Questões do Modo de Vida

Leon Trotsky

Transcrição autorizada
logo

Prefácio da segunda edição


Esta segunda edição, em relação à primeira, apresenta-se consideravelmente aumentada: em parte por artigos que directamente se relacionam com as questões do modo de vida, e principalmente por artigos muito recentes. Expresso aqui o meu reconhecimento aos camaradas que responderam ao meu apelo quando lhes pedi que me enviassem as suas observações, as suas propostas e outros materiais sobre o tema do modo de vida. Estou longe de ter utilizado todos esses materiais. Mas o trabalho não está terminado. E, de resto, não pode deixar de ter um carácter colectivo, de amplitude cada vez maior.

Algumas cabeças iluminadas tentam, tanto quanto sei, opor as tarefas relativas à cultura do modo de vida às tarefas revolucionárias. Semelhante abordagem não pode deixar de ser definida como um grosseiro erro político e teórico. Num artigo sobre a cultura proletária (Pravda, n° 207), escrevemos:

“Qualquer que seja a importância e a necessidade vital do nosso militantismo cultural, este está ainda colocado por inteiro sob o signo da revolução cultural e mundial. Tal como antes, somos soldados em campanha. Trata-se do nosso dia de folga. Que é preciso utilizar para lavar a roupa, cortar e pentear o cabelo e, antes de mais, limpar e olear a própria baioneta. O nosso trabalho cultural resume-se unicamente a por um pouco de ordem nos nossos assuntos, entre duas campanhas. Os combates mais importantes estão ainda por vir; estão talvez mesmo já próximos. A nossa época não é ainda a da nova cultura; não passa da sua antecâmara”.

Quanto mais o nosso trabalho econômico e cultural atinja um caracter sistemático e prático, mais poderemos resolver com êxito as importantes tarefas que se nos apresentam. A segunda vaga não será em nenhum caso uma simples repetição da primeira, mas exigirá de nós, em todos os domínios, uma preparação e uma qualificação incomparavelmente superiores. Impor-se-à então antes de mais uma compreensão mais profunda, por parte das massas trabalhadoras, das perspectivas construtivas que só a revolução mundial triunfante pode totalmente oferecer-nos em toda a sua amplitude.

9 de Setembro de 1923


Inclusão 21/06/2009