VII Congresso Extraordinário
(Intervenções, Saudações, Documentos)

Partido Comunista Português


INTERVENÇÕES EM NOME DAS ORGANIZAÇÕES REGIONAIS DO P.C.P.
DIRECÇÃO DA ORGANIZAÇÃO REGIONAL DE SETÚBAL
CARLOS DOMINGUES
(da Direcção da Organização Regional de Setúbal)


capa

Camaradas:

A necessidade de actualizar o Programa e os Estatutos do nosso Partido era já vivamente sentida pelas nossas organizações do distrito de Setúbal. A aprovação do Congresso destes documentos fundamentais reforça-nos para o combate contra todos os pretensos equívocos, contra todas as mistificações com que se pretende atacar a integridade ideológica, política e orgânica do nosso Partido.

No distrito de Setúbal, zona do País predominantemente operária e com um conjunto apreciável de grandes empresas, incidem com especial vigor as manobras divisionistas da reacção, tendo como aliados toda a espécie de grupelhos que se classificam a si próprios de «esquerdistas». Foi na Lisnave, na Setenave, na Siderurgia, na Timex, nas empresas de montagem de automóveis que a reacção procurou a todo o custo voltar os trabalhadores contra o Governo Provisório e contra o Movimento das Forças Armadas. Ante a resistência crescente da classe operária aos seus desígnios, os grupelhos lançaram-se resolutamente no trabalho divisionista no seio dos trabalhadores, com ataques abertos e calúnias ao nosso Partido nas Comissões de Unidade e nos plenários, como recentemente aconteceu na Setenave, na Socel e em outras empresas. As tentativas de divisão a nível sindical têm também uma forte incidência no distrito de Setúbal. Estas manobras conjugam-se com o trabalho provocatório no intuito de dividir a organização do Partido através da abordagem de elementos mais hesitantes, com constantes calúnias acerca dos dirigentes do Partido, nacionais, regionais e locais. A toda esta actividade de sapa responderam os trabalhadores com a magnífica demonstração de unidade que foi o dia nacional de trabalho voluntário. Trabalhadores de todas as empresas lançaram-se ao trabalho nesse dia com redobrado entusiasmo, e a restante população não empregada decidiu trabalhar em tarefas públicas, deixando os pequenos grupelhos completamente isolados e desesperados. Ao fim da tarde, os trabalhadores da capital do distrito dirigiram-se em manifestação à Praça Bocage, onde, em fato de trabalho, manifestaram perante a Câmara Municipal o seu apoio ao Governo Provisório e ao M.F.A. num comício que teve a participação de dez mil pessoas. Nesse comício, em que acabaram por tomar parte os outros partidos da coligação e em que se integraram os sindicatos, o Movimento Democrático e o Movimento da Juventude Trabalhadora, ficou nitidamente clara a grande influência de massas do nosso Partido, incessantemente vitoriado pelos trabalhadores. Mas ficou também demonstrado quem são os divisionistas e quem é que luta consequentemente pela unidade da classe operária, pela unidade de todas as forças democráticas e pelo estreitamento da aliança do Povo Português com o Movimento das Forças Armadas.

O nosso Congresso integra-se no contexto dessa luta. Consideramos que as alterações propostas aos documentos fundamentais do nosso Partido irão influenciar favoravelmente a nossa marcha para a conquista de uma verdadeira democracia que encaminhará o nosso povo no sentido da construção do Socialismo.

Viva a unidade da classe operária!
Viva a unidade de todas as forças democráticas!
Viva o reforço da aliança do nosso povo com o M.F.A.!
Viva o Partido Comunista Português!


Inclusão: 18/05/2020