Carta a Leon Trotsky

Ta Thu Thau

18 de Maio 1939


Primeira Edição: em Socialist Appeal (EUA), volume 3, número 58, 11 de agosto de 1939. Republicado na revista Revolutionary History, volume 3, número 2 (1990). Escrito em 18 de maio de 1939.
Tradução: do espanhol e notas por Alexandre Linares.
HTML:
Fernando A. S. Araújo.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

Estimado Camarada Trotsky,

Você deve estar inteirado do resultado das eleições coloniais. Que a vergonhosa coalizão dos burgueses de todo tipo com os stalinistas, conseguimos uma vitória brilhante...

Estamos em combate, a bandeira da Quarta Internacional amplamente desfraldada. Nossa vitória é de toda a Quarta sobre a burguesia, naturalmente, e acima de tudo, sobre seus agentes sociais-democratas e stalinistas. Temos fé na vitória final da Quarta Internacional.

Essa fé você nos deu. Hoje, mais do que nunca, entendemos a importância não só do programa da Quarta Internacional, mas também da vasta luta de 1925-1928 contra a teoria e a prática do socialismo em um só país, de vossa luta contra a Internacional Camponesa(1), da Liga Antiimperialista(2) e de outros comitês puramente falsos, Amsterdam-Pleytl(3) e outros.

Nestes dias de esperanças, engendrados pela nossa vitória, pensamos em você e nos sofrimentos suportados por você e seus camaradas. Queremos dizer-lhe que, ainda que ainda neste rincão do Extremo Oriente, neste país atrasado, você tem amigos que estão de acordo com você. Camaradas que lutam por aquelo que você tem dedicado sua vida, pelo socialismo, pelo comunismo!

Com nossas carinhosas saudações bolcheviques-leninistas,

Phan Van Hum

Tran Van Thach

Ta Thu Thau

e o grupo A Luta(4)


Notas de rodapé:

(1*) Internacional Campesina Vermelha (Krestintern) era um organismo formado outubro de 1923  pela Internacional Comunista (III Internacional) e desapareceu mais ou menos no começo da II Guerra Mundial. (retornar ao texto)

(2*) A Liga Antiimperialista, foi um projeto da Internacional Comunista que foi constituído num congresso em Bruxelas em 1927, cujo objetivo seria o desenvolvimento de políticas para unificação das burguesias nacionais e dos trabalhadores nas colônias. (retornar ao texto)

(3*) Mouvement Amsterdam Pleyel (ou comité Amsterdam-Pleyel) foi um movimento pacifista criado em 1933 por iniciativa dos intelectuais Henri Barbusse e Romain Rolland e teve a participação do Partido Comunista Francês e da Internacional Comunista. (retornar ao texto)

(4*) A Luta (La Lutte), publicação do o Grupo Bolchevique-Leninista da Indochina, seção vietinamita da Quarta Internacional. (retornar ao texto)

Inclusão 28/07/2012