Obras J. V. Stálin
Prefácio à Edição Russa

Instituto Marx-Engels-Lênin


Fonte: J.V. Stálin – Obras – 1º vol., pg. 9 a 11. Editorial Vitória, 1954 – traduzida da edição italiana da Obras Completas de Stálin publicada pela Edizioni Rinascita, Roma, 1949.
Tradução: Editorial Vitória
Transcrição: Partido Comunista Revolucionário
HTML:
Fernando A. S. Araújo.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

capa

A presente coleção das obras de J. V. Stálin é publicada por decisão do Comitê Central do Partido Comunista (bolchevique) da URSS.

Até o presente, momento, os trabalhos do camarada Stálin só haviam sido publicados em parte, em volumes isolados. Assim, os artigos e os discursos escritos e pronunciados nos meses que precederam a Revolução de Outubro de 1917 foram reunidos no volume "A caminho de Outubro", surgido em 1925, em duas edições. Em 1932, foi publicado o volume "A Revolução de Outubro", coletânea de artigos e discursos dedicados à Grande Revolução Socialista de Outubro. Os trabalhos sobre a questão nacional foram enfeixados no volume "O marxismo e o problema nacional e colonial", que teve várias edições. Os artigos e os discursos dos anos 1921-1927, que se referem de preferência às questões internas do Partido e à derrota dos grupos oposicionistas inimigos do Partido, constituem a coletânea "Sobre a oposição", editada em 1928. Existem, além dessas, várias coletâneas de artigos e discursos sobre determinados temas, como por exemplo: Sobre Lênin, Artigos e Discursos sobre a Ucrânia, A questão camponesa, Sobre o Komsomol, etc.

Em várias épocas surgiram algumas coletâneas conjuntas de Lênin e de Stálin: Obras escolhidas de 1917, A defesa da Pátria Socialista, Coletânea de artigos para o estudo da história do P.C. (b) da U.R.S.S., em três volumes, o volume de artigos escolhidos Lênin-Stálin, A edificação do Partido, A emulação socialista, O trabalho, etc.

Até o momento, a mais difundida coletânea de estudos do camarada Stálin é o volume "Questões do Leninismo", com onze edições. Em cada edição o conteúdo do livro sofreu modificações dignas de nota; em quase todas eram inseridos novos estudos e, ao mesmo tempo, o autor eliminava alguns trabalhos, a fim de manter o volume nas proporções primitivas. Os discursos, os informes e as ordens do dia do período da guerra pátria do povo soviético contra os invasores alemães fascistas foram publicados no volume "Sobre a grande guerra pátria da União Soviética", que teve cinco edições.

Mas um grande número dos trabalhos de J. V. Stálin, escritos antes e depois da Revolução de Outubro, e publicados na ocasião em jornais e revistas, não haviam sido, até o momento, reeditados e reunidos em volume. Existiam, ainda, artigos e cartas do camarada Stálin até agora inéditos.

A presente edição das Obras é a primeira tentativa de reunir quase toda a produção de J. V. Slálin.

O primeiro volume contém os trabalhos escritos de 1901 a abril de 1907.

0 segundo, os de 1907 a 1913.

O terceiro volume abrange os trabalhos do período da preparação da Grande Revolução Socialista ãe Outubro (março-outubro de 1917). Trata-se principalmente dos artigos publicados na Pravda.

No quarto volume (novembro 1917-1920) encontram-se os trabalhos dos primeiros meses de existência do poder soviético e do período da intervenção militar estrangeira e da guerra civil.

Os três volumes seguintes — quinto, sexto e sétimo — contêm as publicações pertencentes ao período da passagem do Estado soviético ao trabalho pacífico pela reconstrução da economia nacional (1921-1925); o quinto, os escritos desde 1921 até a morte de Lênin (janeiro de 1924); o sexto, os de 1924; o sétimo, os de 1925.

Os trabalhos do período da luta pela industrialização socialista do pais (1926-1929) constituem os volumes oitavo, nono, décimo e décimo primeiro; os volumes oitavo e nono reúnem os artigos e os discursos, os informes e as intervenções de 1926; os volumes décimo e décimo primeiro, os de 1927; o décimo segundo, os de 1928 e 1929.

O volume décimo terceiro contém os trabalhos escritos nos anos ele 1930 a 1933, relativos principalmente às questões da coletivização da agricultura e do ulterior desenvolvimento da industrialização socialista.

O volume décimo quarto abrange as obras dos anos 1934 a 1940, referentes à luta pela edificação do socialismo na URSS, elaboração da nova Constituição da União Soviética, à luta pela paz na situação do início da segunda guerra mundial.

O décimo quinto volume é constituído pela obra de J. V. Stálin, História do P.C. (b) da URSS, Compêndio, já publicado em volume separado, em 1938.

O décimo sexto volume reúne as obras do período da grande guerra pátria da União Soviética: os informes, as intervenções e as ordens do dia de J. V. Stálin nos aniversários da Grande Revolução Socialista de Outubro, os apelos ao povo por ocasião da derrota e da capitulação da Alemanha e do Japão, e outros documentos.

Todas as obras estão dispostas nos volumes em ordem cronológica, de acordo com o momento em que foram escritas ou publicadas. Cada volume tem um prefácio, notas breves de caráter informativo e uma crônica biográfica. As datas, até o momento da adoção do novo calendário (14 de fevereiro de 1918), correspondem ao calendário antigo, e, no período posterior, ao novo calendário.

O texto das obras do camarada Stálin foi integralmente mantido. Só em alguns artigos o autor introduziu modificações insignificantes, de caráter puramente estilístico.


pcr
Inclusão 28/05/2009