Problemas Econômicos do Socialismo na URSS

J. V. Stálin


9. A Importância Internacional de um Manual Marxista de Economia Política


capa

Penso que os camaradas não tomaram em consideração toda a importância de um Manual Marxista de Economia Política. O Manual é necessário não apenas para a nossa juventude soviética. É particularmente necessário para os comunistas de todos os países, como também para os simpatizantes. Nossos camaradas do estrangeiro querem saber de que maneira nos livramos da escravidão capitalista, de que modo transformamos a economia do país no espírito do socialismo; como conseguimos a amizade dos camponeses; como conseguimos a transformação do nosso país, ainda há pouco pobre e fraco, num país rico e poderoso; querem saber o que representam os kolkhoses, e por que nós, embora tenhamos socializado os meios de produção, não abolimos a produção mercantil, o dinheiro, o comércio, etc. Querem saber tudo isto e muitas coisas também, não por simples curiosidade, mas para aprender conosco e utilizar as nossas experiências nos seus países. Por estas razões, a publicação de um bom Manual Marxista de Economia Política tem não somente importância política interna, como também grande importância internacional.

Precisamos, por conseguinte, de um Manual que possa servir como livro de cabeceira para a juventude revolucionária, não apenas dentro do nosso país, como também no estrangeiro. Ele não deve ser muito volumoso, porque um Manual muito volumoso não pode servir de livro de cabeceira e será difícil de assimilar, de ser estudado. Não obstante, deve conter tudo o que é fundamental a respeito da economia de nosso país, como também no que se refere à economia do capitalismo e do sistema colonial.

Alguns camaradas propuseram durante as discussões incluir no Manual toda uma série de novos capítulos — os historiadores, a respeito da história; os políticos, sobre política; os filósofos, sobre filosofia; os economistas, sobre economia. Mas isto determinaria que o Manual crescesse e chegasse a um volume imenso. Naturalmente, isto não pode ser admitido. O Manual utiliza o método histórico para ilustrar os problemas de economia política, mas isto não significa que devamos transformar o Manual de economia política em História das relações econômicas.

Precisamos de um Manual de umas 500, no máximo 600 páginas, não mais. Este será um verdadeiro livro de cabeceira de Economia Política marxista, um bom presente para os jovens comunistas de todos os países. Além do mais, em vista do insuficiente nível de desenvolvimento marxista da maioria dos Partidos Comunistas dos países estrangeiros, esse Manual pode ser de grande proveito também para os velhos quadros comunistas desses países.


pcr
Inclusão 07/08/2009