A Lógica Burguesa

Francisco Martins Rodrigues

Maio/Junho de 2006


Primeira Edição: Política Operária nº 105, Mai-Jun 2006

Fonte: Francisco Martins Rodrigues — Escritos de uma vida

Transcrição: Ana Barradas

HTML: Fernando A. S. Araújo.

Direitos de Reprodução: Licença Creative Commons licenciado sob uma Licença Creative Commons.


capa

Marx pour gens pressés, Robert Misik. Ed. La Balustradc, Paris, 2005.

Nesta exposição popular da obra de Marx, escrita de forma ligeira e cativante, são evocadas algumas das passagens mais célebres das suas obras. Com surpresa, vamos contudo descobrindo, à medida que avançamos na leitura, que a admiração do autor pelo talento com que Marx “nos ensinou a pensar” não o impede de rejeitar o essencial das suas ideias.

Para ele, o que permanece sobretudo actual em Marx é a sua filosofia, a sua teoria da ideologia, o conceito de alienação. Interessa-lhe o Marx filósofo, não o revolucionário. Tudo o que diz respeito à luta de classes, à concentração monopolista, à pauperização, ao fim do capitalismo, à ditadura do proletariado, formaria a parte menor do sistema marxista. Marx, esse “grande satirista” e “escritor talentoso”, teria concebido todo um sistema que pouco teria de comum com o capitalismo real. A própria noção de proletariado e do seu “papel messiânico” seria uma “invenção” criada dialecticamente por Marx para definir um pólo oposto à burguesia. “O proletariado de Marx é literalmente uma necessidade intelectual”. Também o princípio de que o trabalho humano é a única fonte do valor e de que o valor de um produto se mede pelo trabalho nele investido lhe parece “grosseiro” por não reconhecer à burguesia uma parte de mérito na produção da riqueza social. Quanto à ideia de que o Estado social da Europa Ocidental seja um instrumento da ditadura da burguesia, a substituir revolucionariamente pela ditadura do proletariado, afirma que só “adoradores inveterados de Marx” podem hoje aceitá-la. O capitalismo — cuja “estabilidade colossal” o imunizaria contra todas as intervenções — será superado, não pela revolução, mas pela criatividade que ele próprio suscita nos seres humanos...

Jornalista vienense, de 40 anos, Robert Misik tem colaboração nos principais jornais austríacos, alemães e suíços. Co-fundador da Ofensiva Democrática contra o partido fascista de Georg Haider, é um progressista convicto. O que não o impede de ser também um revisionista de novíssima geração. É útil ler o seu ensaio para ver como trabalha a lógica burguesa mascarada de marxista.


Inclusão 05/07/2018
Última alteração 21/08/2019