Linha Geral

Francisco Martins Rodrigues

Maio/Junho de 2002


Primeira Edição: Política Operária, nº 85. Maio.Junho 2002

Fonte: Francisco Martins Rodrigues Escritos de uma vida

Transcrição: Ana Barradas

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


Definem-se rapidamente os contornos do programa do novo governo PSD-PR: é a tradução em português da mesma ofensiva anti-operária que, por essa Europa fora, aplicam todos os governos — de direita, de centro ou de “esquerda”.

As forças do trabalho têm de haver-se não com este ou aquele partido, não com esta ou aquela opção política, mas com uma linha geral do grande capital europeu. Para pôr a União Europeia à altura do rival americano, os comissários de Bruxelas têm ordens precisas das grandes multinacionais: privatizar tudo o que possa dar lucro, desmantelar os serviços sociais, despedir, generalizar o trabalho precário e a flexibilidade de funções, recorrerem maior escala ao trabalho escravo dos imigrantes... E, para atalhar a contestação e a revolta, reforçar a vigilância, o controlo policial, a corrida aos armamentos e a alienação de massa

Nunca como agora o "interesse nacional'' foi tão directamente reduzido ao interesse do Capital. Nunca os grandes partidos se assemelharam tanto entre si. O PS, que agora se escandaliza com a ofensiva negocista de Durão, consumou nos últimos seis anos 37 operações de privatização, que reduziram a cerca de metade o peso das empresas do sector estatal. Por isso, a luta contra o governo actual não pode ser subordinada à gasta alternância PSD-PS – tem que ser uma luta independente, que ponha em causa as regras do jogo capitalista.

Mais uma grande jornada de protesto vai ter lugar dentro de dias em Sevilha, a culminar a greve geral convocada para 20 de Junho em toda a Espanha. Depois da greve geral em Itália que fez recuar Berlusconi, e da greve dos metalúrgicos alemães, estes são indicadores de que as lutas sociais não morreram no continente. É mais que tempo de o nosso movimento operário alinhar ao lado dos seus irmãos de classe. É urgente que a Europa do Trabalho se erga em luta contra a Europa do Capital.


Inclusão 26/08/2019