Nos Subterrâneos do Desanuviamento

Francisco Martins Rodrigues

Junho de 1998


Primeira Edição: Política Operária nº 15, Mai-Jun 1998
Fonte: Francisco Martins Rodrigues - Escritos de uma vida
Transcrição: Ana Barradas
HTML: Fernando A. S. Araújo.
Direitos de Reprodução: Licença Creative Commons licenciado sob uma Licença Creative Commons.

capa

Passaram despercebidas entre nós as recomendações para uma nova estratégia americana nos anos 90, divulgadas em Janeiro por uma comissão de alto nível, por encargo do Departamento de Estado e do Conselho Nacional de Segurança dos EUA. No momento em que as atenções se voltam esperançosas para as negociações Reagan-Gorbatchov em Moscovo, seria bom tomarmos em conta o recado contido no relatório produzido pela comissão.

Considerando que as hipóteses de conflito global na Europa parecem afastadas por agora, o relatório prevê o agravamento dos conflitos armados “de fraca intensidade” em países do Terceiro Mundo e propõe novas tácticas de intervenção americana em regiões longínquas, sem depender do apoio de bases militares. Concretamente, pede o reforço do auxílio militar aos regimes “amigos” e a criação de “forças de cooperação”, compostas por destacamentos americanos e aliados para intervir nesses conflitos regionais.

Apoiando vigorosamente a doutrina Reagan, que prevê a criação de movimentos rebeldes anticomunistas, do tipo dos contras da Nicarágua, o relatório afirma:

“Os Estados Unidos deverão apoiar insurreições anticomunistas onde quer que haja interesses americanos a defender e onde se preveja que a nossa intervenção pode ter efeitos positivos”.

Principais zonas visadas: a América Central, a África austral, a região do Golfo e o Sueste asiático.

Além disso, tendo em vista compensar a previsível inferioridade numérica das “forças da liberdade”, o relatório aconselha o seu equipamento com armas convencionais “inteligentes”, armas cuja precisão, potencial destrutivo e longo alcance as equiparam às armas nucleares tácticas.

Desenha-se assim um renascimento da estratégia de “dissuasão” dos anos 50, de que foram mentores Foster Dulles e Kissinger, e que visava a distribuição pelas zonas nevrálgicas do mundo de forças de intervenção rápida. Foi, como se sabe, essa doutrina da resposta “contra-insurreccional” às guerras de libertação que lançou Kennedy na aventura do Vietname. Hoje, esquecido o choque da derrota, e com os novos regimes pós-coloniais atolados na crise, os estrategas do Pentágono começam a sonhar com novas aventuras.

E não se trata apenas de sonho. A simpatia calorosa com que os dirigentes do Partido Democrático encaram estas propostas indica que o risco de novas escaladas agressivas é bem real.

Será que os arautos do pacifismo anti-imperialista ainda não perceberam que a euforia do desanuviamento gorbatchoviano está a abrir a porta a nova onda de crimes americanos, tal como o desanuviamento kruchovista de há 30 anos facilitou o começo da guerra do Vietname?


Inclusão 23/05/2018