O Anticavaquismo em 94

Francisco Martins Rodrigues

Dezembro de 1994


Primeira Edição: Política Operária nº 47, Nov-Dez 1994

Fonte: Francisco Martins Rodrigues - Escritos de uma vida

Transcrição: Ana Barradas

HTML: Fernando A. S. Araújo.

Direitos de Reprodução: Licença Creative Commons licenciado sob uma Licença Creative Commons.


Na ausência duma força social aglutinadora e dum objectivo político definido, a oposição a Cavaco poderá aportar a estranhas praias.

Não foi fácil para o governo o ano que agora finda: agitação estudantil um pouco por todo o país, protestos de agricultores e pescadores, a espectacular “revolta” da Ponte, acções locais contra a degradação do ambiente – são sinais certos dum mal-estar que vai alastrando a vastas camadas da população, à medida que se quebra o encanto da “eficácia” cavaquista e vai fugindo à nossa frente a tão prometida “retoma”; desencanto que se exprimiu também na abstenção-recorde nas eleições do Parlamento Europeu, que nem por ser silenciosa deixou de constituir um sério aviso à classe política.

Salta aos olhos nestes movimentos a sua tendência para se desvincularem dos partidos. Em parte, porque estes, envolvidos na intriga e na corrupção, têm perdido a capacidade de mobilização e só acordam quando as lutas estão na rua; mas também porque a agitação tem uma carga de desconfiança espontânea contra “os chulos dos políticos”. Foi evidente, na “guerra” da ponte, o retraimento e a debandada, logo que os partidos oposicionistas, e particularmente o PS, tentaram capitalizar o protesto.

O segundo aspecto marcante dos movimentos do ano é a fraca participação operária, o que pode parecer surpreendente, pois se a pequena burguesia e o semiproletariado têm motivos para se alarmar com o desemprego e a insegurança, muitos mais têm os proletários. Acontece que as acções operárias tiveram escassa repercussão devido à espécie de pacto de silêncio adoptado pela comunicação social em tudo o que se refere a questões laborais, mas foram efectivamente restritas, localizadas, apagadas, defensivas, ao contrário do que afirmam o PCP e a CGTP. A hibernação do movimento operário, resultante das derrotas políticas que se sabem e duma profunda reestruturação, é por enquanto um facto.

Entramos assim em 95 com uma oposição anticavaquista em crescimento, dominada por uma insatisfação confusa, vasta, mas sem uma força social aglutinadora. Em princípio, isto seria favorável ao tipo de demagogia “popular e republicana” que o PS tão bem praticou noutras alturas. Mas é preciso ter em conta que as classes médias, que dão o tom ao movimento, são hostis a qualquer suspeita de populismo. Querem o “desenvolvimentismo” desde que lhes garanta um lugar ao sol. E nesse plano, por mais que Guterres se desdobre em críticas eloquentes à governação cavaquista, ele não consegue criar a ilusão sequer duma alternativa. Todos sentem que, em termos de política “europeia”, “moderna”, dos dois, o PSD é o original, e o PS apenas a cópia, pálida e pouco convincente (inclusive para os comissários europeus).

Nestas condições, uma vitória do PS, apoiado ou não no PC, será uma mudança do pessoal político, com muita demagogia a cobrir a continuidade. Também não se pode excluir a hipótese de, ao longo do próximo ano, o governo conseguir, com todo o género de manobras e subornos em que se tornou exímio, digerir esta oposição, instável por natureza, e conseguir nova vitória para o PSD em Outubro. Ou, se a tarefa exceder as capacidades do nosso desgastado “mago das finanças”, poderíamos ver emergir, de dentro do PSD e do CDS, uma outra AD, a nova direita que Manuel Monteiro não tem sido capaz de dar à luz. Teríamos então em 95 “um novo governo e uma nova política”, mas duma qualidade bem diferente da que o PCP não se cansa de pedir.

Resumindo: se as fábricas não surgirem em cena, fazendo das fraquezas forças, a actual onda oposicionista pode acabar da pior maneira.


Inclusão 05/09/2018