A Desforra

Francisco Martins Rodrigues

Setembro/Outubro de 1987


Primeira Edição: Política Operária nº 11, Set-Out 1987

Fonte: Francisco Martins Rodrigues - Escritos de uma vida

Transcrição: Ana Barradas

HTML: Fernando A. S. Araújo.

Direitos de Reprodução: Licença Creative Commons licenciado sob uma Licença Creative Commons.


capa

TUDO COMEÇOU há um ano, com a grande viagem náutica do presidente Soares, em demanda das terras do Oriente, na esteira dos navegadores de Quinhentos. Depois, no 10 de Junho, houve recepção no palácio de Queluz e missa solene nos Jerónimos pelo Cardeal Patriarca. E agora aí temos uma réplica exacta da caravela de Bartolomeu Dias prestes a sulcar a rota do Cabo, excursões histórico-patrióticas a Marrocos para admirar os restos das muralhas gloriosas, e a televisão e a rádio a celebrar diariamente a epopeia humanista e universalista dos Portugueses, “que deram novos mundos ao mundo”.

Há quem não goste, é certo, mas apenas por achar pouco. Critica-se o governo pela falta de grandiosidade das comemorações oficiais, que nos deixa ficar mal ao pé da Espanha. E o sr. Artur Portela sugere no “Diário de Noticias” o que se deveria fazer: um debate televisivo com celebridades mundiais acerca dos Descobrimentos; um grande espectáculo internacional patrocinado pela Unesco; uma telenovela histórica luso-brasileira; e até — porque não? — o treino urgente de um cosmonauta português, para demonstrar ao mundo que o espírito intrépido dos descobridores está vivo....

Donde nasceu o clima para esta nostalgia imperial, para este festival enjoativo de orgulho patrioteiro rançoso? Como é possível ouvirmos, passado tão pouco tempo, as pachouchadas salazaristas sobre a grandeza da história pátria, desenterradas quase palavra por palavra? Não é indecente exaltar as façanhas de Quinhentos quando o Império colonial português ainda mal acabou de desabar, no meio de massacres repelentes?

A isto responderão naturalmente os nossos patriotas, de consciência tranquila, que apenas celebram o lado bom dos Descobrimentos, a sua contribuição para a cultura, para a ciência e para a civilização moderna. Longe deles qualquer intuito de reabilitar o colonialismo, esse lamentável acidente de percurso, de resto já ultrapassado. E lá porque se cometeram alguns excessos, deveríamos calar o que de positivo os Portugueses deram ao mundo?

Só há uma dificuldade para esta argumentação tão ingénua. É que o lado bom e o lado mau dos Descobrimentos são inseparáveis. Os marinheiros e capitães que se lançavam a devassar os oceanos eram os mesmos que saqueavam e queimavam as cidades do Oriente, degolavam mulheres e crianças infiéis e carregavam os porões das naus com escravos acorrentados como gado para vender em leilão. A mola real da sua “curiosidade científica” era a descoberta do lucro. E com tal sofreguidão que, muitas vezes, no regresso, as naus abarrotadas iam a pique, levando para o fundo mar os descobridores, mais as suas riquezas e os seus escravos.

É impossível separar os Descobrimentos do colonialismo. E mais: nem sequer há a desculpa de dizer que a empresa científica dos Descobrimentos descambou, por acidente, no colonialismo. O que se passou foi exactamente o contrário: a busca da pilhagem é que provocou o aperfeiçoamento das técnicas de navegação, o estudo da geografia e a intrepidez dos descobridores. O lado bom foi um mero subproduto do lado mau. Como é de regra nas empresas do capitalismo.

É isto que parecem ter esquecido os nossos patriotas democratas da nova vaga O que só os torna mais cínicos e mais desprezíveis que os salazaristas. Esses ao menos assumiam descaradamente o seu reaccionarismo. Exaltavam os Descobrimentos porque eles lhes tinham dado um império para explorar. Estes agora querem convencer-nos de que admiram os Descobrimentos só por espírito humanista. Não brinquem connosco…

Vamos ser francos. A nossa burguesia já está saturada de autocrítica anticolonial. Desde que foi derrotada nas guerras de África tem andado a bater com a mão no peito e a lamentar os “excessos” cometidos. Agora sente que já é hora de retomar o orgulho em si própria. Já chega de andarmos de cabeça baixa, que diabo! Se fizemos crimes, os outros não fizeram menos, é assim a História. Portanto, viva a epopeia dos Descobrimentos!

Esta cura de autoconfiança, naturalmente, tem muito a ver com a hora difícil da integração europeia. É para a burguesia uma espécie de desforra simbólica, no momento em que descobre humilhada que não passa duma subsecção marginal na engrenagem gigantesca do Mercado Comum. Sempre é consolador, no momento em que se perdem de vez todas as veleidades de independência, cantar as glórias imperiais de outros séculos.

Mas não só. É também um capital a rentabilizar no regateio dos orçamentos comunitários, porque faz lembrar aos patrões de Bruxelas que os portugueses lhes são indispensáveis como intermediários privilegiados junto dos novos países africanos. Junta-se o útil ao agradável. É a velha vocação do Portugal subempreiteiro que ressurge.

Contudo, a raiz mais profunda de todo este ardor patriótico, a que está mais oculta mas que é a verdadeira mola impulsionadora de tudo, é interna: resulta da necessidade da burguesia recuperar a autoridade moral perante as massas.

É bem sabido que, para impor a sua lei, toda a classe exploradora precisa, não apenas de exército, polícia e tribunais, mas também de uma imagem histórica de grandeza, que legitime a força bruta. E a nossa sociedade chegou àquela hora exacta em que negociantes, empresários, estadistas e quadros precisam duma justificação histórica para enobrecer a sua corrida ao lucro Glória aos Descobrimentos!

Eu ia jurar que a burguesia portuguesa — e sobretudo a sua fracção democrata — se envergonha hoje da imaturidade e vacilação de que deu provas quando o império colonial ruiu e foi forçoso desembaraçar-se do regime fascista. Nesse aperto, ao encontrar-se derrotada, desacreditada e desamparada perante o povo, a burguesia entrou em pânico, choramingou, repudiou os valores do passado, permitiu que tudo fosse criticado. Rebaixou-se até ao ponto de prometer na Constituição uma “sociedade sem classes” e o “fim da exploração do homem pelo homem”, tornando-se motivo de escárnio para os franceses, ingleses, americanos, que nunca tinham visto um espectáculo de cobardia tão caricato.

O resultado, é claro, foi a falta de respeito dos trabalhadores pelos mais puros valores nacionais. E quando se entra por esse caminho é a produtividade que se afunda, a indisciplina que se instala nas empresas, a desordem que espreita nas ruas.

Eis porque é tão importante hoje reabilitar os Descobrimentos (só na parte científica, atenção!), amanhã erguer um monumento aos heróis do Ultramar (será crime homenagear os nossos mortos?) e para o ano, talvez, reconhecer sem sectarismos estéreis os lados positivos do dr. Salazar

Assim, a restauração do reinado das sanguessugas é acompanhada pela restauração dos seus valores gloriosos.

Para terminar: agora que estão na moda as sondagens de opinião, eu gostaria de divulgar uma sondagem minha, particular, acerca dos grandes avanços feitos pelos Portugueses em matéria de anticolonialismo:

Desconfio que, neste aspecto, estamos pior do que há 20 anos.


Inclusão 16/10/2018