A Vaca Leiteira

Francisco Martins Rodrigues

24 de Novembro de 1982


Primeira Edição: Em Marcha, 24 de Novembro de 1982

Fonte: Francisco Martins Rodrigues — Escritos de uma vida

Transcrição: Ana Barradas

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: Licença Creative Commons licenciado sob uma Licença Creative Commons.


capa

“O I Congresso da União dos Sindicatos de Lisboa foi, antes de mais, uma grande demonstração da força, da vitalidade e da capacidade realizadora do Movimento Sindical Unitário e das suas estruturas”. Assim começa o editorial do “Diário” de dia 16. O começo é bom. Mas o melhor vem a seguir.

Julgam vocês que a “força” a que se refere o sr. Urbano Rodrigues tem alguma coisa a ver com a ocupação da Lisnave ou a luta na Cometna? Julgam que a “capacidade realizadora” é a dos piquetes de greve? Julgam que a “vitalidade” é a da revolta operária contra o capital?

Nada disso! O que o “Diário” concluiu do congresso da USL foi que os operários não são movidos pela “busca egoísta de mais e mais regalias”. Não senhor! A luta pela bucha seria demasiado baixa e egoísta. Os operários perdem dias de salário, arriscam-se ao despedimento e às matracadas da polícia e dos gorilas, apenas porque gostam de se empenhar em “batalhas patrióticas”, porque desejam ser altruistas na defesa de “interesses que dizem respeito a todas as camadas da população”.

E os governos? Julgam que o “Diário” os critica por serem agências de fornecimento de mão-de-obra barata ao patronato? Nada disso! Os governos têm errado, segundo o “Diário”, por não saberem aproveitar convenientemente “toda esta energia, criatividade e capacidade de sacrifício dos trabalhadores portugueses”, “esse inestimável potencial de progresso”, por fazerem uma “contenção da capacidade criativa dos trabalhadores”.

De facto! Como é possível não compreenderem os governos que os operários são como vacas leiteiras, ansiosas por ser ordenhadas? Como é possível que não aproveitem capazmente essa riqueza nacional à espera de ser explorada, como o minério de Aljustrel?

E, já agora, querem saber porque é que 0s governos não aproveitam a boa-vontade operária? Pois é porque pretendem “restaurar um regime baseado na exploração do homem pelo homem”! Assim mesmo: “restaurar a exploração”. Quer dizer que ela não existe.

Estas palmadinhas nas costas, este orgulho “patriótico” na força dos operários, estes violinos sobre o “espírito de sacrifício”... Onde é que eu já ouvi isto? Ah, já sei! Foi a um engenheiro “democrata”, daqueles que sabem levar os operários às boas.

Obrigado pelo seu editorial, sr. Miguel Urbano Rodrigues. Ensinou-me alguma coisa sobre o PCP.


Observação: Tiro ao Alvo - Coluna de FMR no jornal Em Marcha e no jornal Política Operária.

Inclusão 06/02/2019