O Contágio

Francisco Martins Rodrigues

30 de Outubro de 1981


Primeira Edição: Em Marcha, 30 de Outubro de 1981

Fonte: Francisco Martins Rodrigues Escritos de uma vida

Transcrição: Ana Barradas

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


capa

A política oficial lá vai, cada vez mais educativa. Estão de parabéns os aficionados da ordem, que todos se agoniavam com os comunicados dos plenários, há seis anos. Ao menos agora faz-se POLÍTICA.

Em S. Bento, o debate da moção de confiança terminou com um encontro a sós entre Balsemão e Mário Soares. Os remoques em público tinham sido só para defenderem o espaço de manobra junto das suas clientelas. A discussão séria fez-se à porta fechada. Segregados da táctica!

O PSD protesta contra as digressões do Presidente da República por festas, feiras e romarias. Vê uma intenção subversiva nos discursos semidemocratas do general. Fala mesmo conflito institucional. A coisa é séria!

Em Loures, é o PS que brilha. Os bombeiros de Sacavém resolveram baptizar com o nome de "Riço Calado” uma das suas viaturas, a fim de desagravar o candidato do PS, ofendido pelas acusações do PCP. Quanto não vale o apoio das massas!

É uma politiquice tão pequenina que faz lembrar as guerras entre o padre e o sacristão, lá para Atafais de Baixo. Intriguinhas, roubalheiras, manigâncias, uma imundície que sufoca. Como não há-de o homem da rua comentar que "são todos uma choldra, querem é manjedoura à nossa custa"?

Para o povo enjoado desta democracia não se deixar cair mas mãos de qualquer "salvador", é preciso ajudá-lo a intervir, a encontrar o seu caminho. Para isso se fez anteontem uma manifestação em Lisboa.

Os bonzos da CGTP acharam-na “inoportuna". Era de esperar: andam a escrever a Carta Reivindicativa dos Direitos Constitucionais dos Trabalhadores Portugueses, obra de fôlego.

Mas a DORL do PCP refinou na hipocrisia Como era preciso dar uma razão para o boicoto saiu-se com esta: "As consignas semelhantes às das organizações unitárias dos trabalhadores visam induzir em erro a população sobre quem são os promotores da manifestação.

"Consignas semelhantes”? Será que, para gritar "Fora o Balsemão", já é preciso atestado da DORL?

“Induzir em erro"? Será que os delegados e dirigentes sindicais, membros de CT’s e personalidades antifascistas que promoveram a manifestação – deixam de o ser porque a DORL não os reconhece?

Decididamente, a baixeza pega-se.


Inclusão 22/08/2019