Os Sapos

Francisco Martins Rodrigues

13 de Novembro de 1980


Primeira Edição: Em Marcha, 13 de Novembro de 1980

Fonte: Francisco Martins Rodrigues Escritos de uma vida

Transcrição: Ana Barradas

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


capa

Repetindo e repisando há dias, perante milhões de telespectadores, que “mais vale engolir sapos vivos do que ter Soares Carneiro em Presidente”, o dr. Álvaro Cunhal amachucou o orgulho dos membros do seu partido. Foi como se lhes dissesse: “Não valemos nada e a única maneira de não perdermos as sobras de Abril que ainda nos restam é pormo-nos de joelhos”.

Estranha abertura da campanha eleitoral esta, que escolhe o tom da impotência em vez da audácia e do desafio! Mas Cunhal fê-lo de propósito, porque essa humilhação lhe é necessária. Para o secretário-geral do PCP, o decisivo neste momento é quebrar a resistência das suas bases ao voto em Eanes, aterrorizá-las com Soares Carneiro, convencê-las de que seria loucura voltarem-se para Otelo. Tão decisivo que não hesita mesmo em quebrar o reverente silêncio destes cinco anos e se atreve a apontar erros a Eanes! Como quem diz: “Eu também não gosto de Eanes e no entanto vou votar nele. Porque não hão-de vocês fazer o mesmo?”

Mas porque tem de ser Eanes e não outro? “Porque é o mais bem colocado para derrotar Soares Carneiro”, responde Cunhal. Vejamos. Quando as célebres declarações de 14 de Outubro confirmaram Eanes como candidato de direita e fizeram explodir a crise latente no PS, acaso não surgiu uma esplêndida oportunidade para elevar a primeiro plano uma candidatura de Abril, empurrar Eanes para a sombra e abrir caminho à vitória democrática sobre Soares Carneiro?

Cunhal, contudo, misturou o são descontentamento das bases socialistas com as tramóias de Mário Soares e fez tudo o que pôde para restabelecer a posição de Eanes. Afinal, é Eanes que está “bem colocado” ou é Cunhal que o quer impor à força?

Naturalmente, os “esquerdistas” são o bombo da festa, como sempre que é preciso disfarçar uma guinada à direita. “Os esquerdistas e Otelo fazem o jogo da reacção pois, ao dizer que Eanes é igual a Soares Carneiro, estimulam a abstenção, que reverte a favor do candidato da AD”.

São duas mentiras juntas. Primeira: o que alimenta o abstencionismo é o apelo do PCP ao voto no general golpista de 25 de Novembro, compadre da AD, que não inspira a mínima confiança aos trabalhadores. O nosso apelo ao voto no candidato de Abril desperta todas as forças populares para se oporem a Soares Carneiro.

Segunda mentira: nós não dizemos que Eanes é igual a Soares Carneiro. Sabemos que Eanes promete cobrar aos trabalhadores a factura da recuperado capitalista em prestações menos brutais do que o general da AD. Mas respondemos a um e a outro:A vossa factura, não temos nenhuma obrigação de a pagár. Estamo-nos marimbando para a vossa recuperação do ricos, para a vossa CEE e a vossa NATO. Não desistimos de lutar por Abril”.

Por isso apoiamos Otelo. Os sapos vivos, deixamo-los aos apreciadores.


Inclusão 06/09/2019