A Greve de 1943
História do PCP e do Movimento Operário (3)

Francisco Martins Rodrigues

4 de Outubro de 1978


Primeira Edição: Publicado no Bandeira Vermelha nº 142 de 4 Out 1978
Fonte: Francisco Martins Rodrigues - Escritos de uma vida
Transcrição: Ana Barradas
HTML: Fernando A. S. Araújo.
Direitos de Reprodução: Licença Creative Commons licenciado sob uma Licença Creative Commons.

Mais de 50 mil operários em greve durante uma semana na região de Lisboa, pondo em xeque o governo de Salazar, dando nova autoridade política à classe operária e ao seu Partido Comunista e abrindo novos caminhos para a insurreição popular antifascista — eis o que significou a grande greve de 7 de Julho a 4 de Agosto de 1943.

Num relatório apresentado dois meses depois ao IV Congresso do Partido, o camarada José Gregório (Alberto) focava algumas lições desta greve que é oportuno relembrar.

Unidade e Combatividade Operária

O traço marcante da greve, assinalava o relatório, foi a unidade e combatividade operária. Em Lisboa, Barreiro, Almada, Seixal, Alhos Vedros e também no norte, em S. João da Madeira, paralisaram todas as grandes empresas num movimento irresistível de unidade e solidariedade.

Milhares de operários largaram o trabalho e vieram para a rua, em manifestações e marchas da fome, que lançaram o pânico nos governantes.

Era a fome que assim levantava os operários. Protestavam contra a proibição governamental de aumentos de salários. Protestavam contra o racionamento e as bichas, enquanto os ricos tinham o que queriam e comboios carregados de géneros saíam para a Alemanha nazi. Contra as horas extraordinárias obrigatórias pagas sem aumento. Contra o novo desconto para o abono de família. Contra o espectáculo dos açambarcadores, mixordeiros, volframistas, industriais e governantes passeando-se em carros de luxo e amontoando milhões de contos nos bancos.

O Partido

Uma greve destas não podia surgir espontaneamente. A indignação e o desejo de luta dos operários foram organizados e orientados pelo Partido. À frente do Comité de Greve estava o camarada Alfredo Diniz (Alex) do Comité Central. As células de empresa, que o Partido se lançara a criar e a fortalecer metodicamente desde 1941 no lugar das tradicionais e estéreis células de bairro, foram o alicerce de toda a luta.

O Partido dirigia porque tinha uma linha política justa. Os 9 pontos-programa, apresentados em Março, eram a alavanca unificadora das massas: derrubar o governo, instaurar um governo democrático de unidade nacional, impor as liberdades, castigar os fascistas e tubarões, abolir as leis corporativas, reconhecer a liberdade das colónias, realizar eleições livres para uma Assembleia Constituinte.

Vitória ou Derrota?

Ao fim de uma semana, os operários começaram a voltar ao trabalho sem terem imposto as suas reivindicações. As prisões em massa, os espancamentos e torturas, as empresas encerradas, os bairros operários sob ocupação militar, forçaram-nos a recuar.

Quer isto dizer que a greve foi derrotada? Não. A greve foi vitoriosa apesar dos sacrifícios, afirma o relatório de José Gregório:

A grande greve de 1943, marco histórico do movimento operário e Antifascista do nosso país, não desembocou na crise revolucionária que o fim da guerra mundial fazia prever. A política oportunista de Cunhal roubou ao Partido e ao proletariado os frutos desta grande luta. Noutros artigos estudaremos esta questão.


Inclusão 30/09/2016