Marx & Engels
Curso de Marxismo da Academia de Moscou

David Riazanov


Apresentação


capa

A atual crise mundial que afeta o mundo inteiro, fruto dos problemas estruturais do capitalismo, amplia e recrudesce a miséria e pobreza das imensas massas humanas na Ásia, na África e na América Latina, aumenta a exploração dos trabalhadores em todo o mundo, retira direitos democráticos fundamentais conquistados pelas lutas populares nas últimas décadas. Neste cenário, os nomes de Friedrich Engels e Karl Marx voltam a ganhar destaque entre todos aqueles que pretendem criticar a ordem capitalista em algum nível. Para os comunistas, a tarefa se reveste de importância ainda maior. Assim se faz necessário a todos os que se pretendem marxista-leninistas o estudo amplo, rigoroso e sistemático sobre a concepção materialista da história elaborada pelos dois filósofos alemães.

Marx e Engels foram responsáveis por uma verdadeira revolução no conhecimento humano, a fundamentação do materialismo histórico, método científico que proporciona a descoberta das leis gerais objetivas que regem o desenvolvimento da sociedade burguesa. O marxismo, tal como ficou conhecido nesse momento histórico, herdou o que de melhor havia sido criado pelo pensamento humano, a filosofia alemã, a economia política inglesa e o socialismo francês, e os superou dialeticamente em uma nova síntese, uma etapa superior para o entendimento da vida social.

Nos atuais tempos, em nosso país, acentuadamente no âmbito acadêmico, muitos grupos de professores e estudiosos bradam a palavra de ordem "volta a Marx", para retomar a "autenticidade" da teoria em detrimento ao desenvolvimento desta em um período histórico revolucionário que se inicia com a Revolução de Outubro. A partir desta visão purista, toda a riqueza da experiência concreta da luta do proletariado e dos povos coloniais são ignoradas (quando não atacadas virulentamente) por ter se distanciado de uma pureza perdida do dever ser abstrato que não se realizou como se imaginava.

A fórmula de retorno a Marx é religiosa, como aponta o filósofo Domenico Losurdo, em seu livro Fuga da História. Análogo ao papel que a utopia cumpriu após o desenvolvimento do movimento revolucionário do proletariado na segunda metade do século XIX, o mantra "volta a Marx" é fruto de capitulação política diante da realidade concreta, demonstração da incapacidade de compreensão dos acontecimentos históricos e, sobretudo, assimilação do discurso anticomunista imposto pela ideologia burguesa acerca da heroica construção do socialismo no último século.

Evidentemente, não é necessário se estender demasiadamente para demonstrar que tal posição capitulacionista, em nada contribui para que o movimento revolucionário brasileiro se fortaleça, para assimilar a contribuição que as experiências socialistas, soviética, chinesa, coreana, cubana entre outras, têm as nos oferecer para a compreensão da tarefa histórica dos comunistas. Mas se a consigna "volta a Marx" não se sustenta por si mesma, em outro sentido, isso também não nos exime da responsabilidade de estudar de forma científica a vida e obra dos fundadores do socialismo científico.

Há disponível em língua portuguesa algumas dezenas de edições publicadas de diversos autores que reivindicam o marxismo de alguma maneira que apresentam de forma geral um resumo biográfico de Marx e Engels, elencando os principais acontecimentos de suas vidas e sua produção teórica. Há ainda algumas obras biográficas escritas por jornalistas que são permeadas por clichês oriundos da propaganda burguesa. Por outro lado, as biografias de Engels e Marx publicadas em português pela Editora Avante são dois cânones para o estudo da vida destes. Em vista disso, pela necessidade de se ampliar a oferta de obras que contribuam para o estudo da vida e obra dois criadores do marxismo, o selo Edições Nova Cultura publica este registro do curso ministrado pelo historiador russo David Riazanov. O mérito da obra que agora editamos diante das demais é — como ressalta o próprio Riazanov — a aplicação do método materialista histórico para analisar a totalidade da vida dos fundadores do socialismo científico.

Historiador competente, Riazanov após a Revolução de Outubro, a partir de 1918, ficou encarregado de organizar os arquivos existentes sobre o marxismo. Em 1920 assumiu a direção do Instituto Marx-Engels (que a partir de 1931 se torna Instituto Marx-Engels-Lenin). Com um trabalho árduo e extenso, o Instituto recolheu centenas de originais, fotocópias, panfletos, além de uma biblioteca com mais de 450 mil livros e periódicos.

Este livro, datado de 1927, é resultado de um dos cursos ministrados por Riazanov na Academia Comunista de Moscou sobre a história do marxismo. Nas nove conferências que compõe o volume são destrinchadas as trajetórias de Karl Marx e Friedrich Engels, mas sem antes localizá-las em um contexto histórico determinado, que influenciou definitivamente a ação e a formação revolucionária de ambos. Ao longo do curso, são abordadas a formação intelectual e política, os debates travados e a fundamentação destes, a luta constante contra as concepções equivocadas dentro do movimento revolucionário, o esforço incessante para contribuir para o desenvolvimento do proletariado como força política, a ampla e profícua obra desenvolvida na intensa colaboração intelectual entre ambos.

Em suma, o leitor encontrará nessa obra um ponto de apoio para a compreensão do processo teórico e prático ao qual passaram os dois comunistas alemães em suas vidas dedicadas à causa da revolução proletária e do socialismo científico. Como Lenin destacou com maestria em certa ocasião: “desde o dia em que o destino juntou Karl Marx e Friedrich Engels, a obra a qual os dois consagraram toda a vida converteu-se em uma obra comum. O proletariado pode dizer que a sua ciência foi criada por dois sábios, dois lutadores, cuja amizade ultrapassa tudo o que de mais comovente oferecem as lendas dos antigos”. Por isso, lançamos esta edição que acreditamos que poderá contribuir para uma compreensão à luz do materialismo histórico da trajetória política dos dois grandes mestres socialistas.

UNIÃO RECONSTRUÇÃO COMUNISTA


Inclusão: 15/11/2019