“Boicotar as Eleições!” – Importante Campanha Internacional

Charu Mazumdar

Dezembro de 1968


Primeira Edição: Liberation, dezembro de 1968

Fonte: Servir ao Povo de todo Coração - https://serviraopovo.wordpress.com/2016/08/01/boicotar-as-eleicoes-importante-campanha-internacional-charu-mazumdar

Tradução: Pedro Lacerda

HTML: Fernando Araújo.


O ano era 1937. O fascismo alemão, italiano e japonês, os três destacamentos avançados do imperialismo mundial, estavam conspirando para dividir outra vez o mundo entre si. O fascismo Alemão e Italiano se intrometeu no palco da Espanha como apoiantes ativos do General Franco. A classe operária mundial saiu em apoio do governo da frente unificada na Espanha, e uma Brigada Internacional foi formada com pessoas que vieram de diferentes países. Mas, infelizmente Franco conseguiu quebrar a resistência oferecida pela Brigada Internacional e impor a sua marca do fascismo na Espanha.

Apenas nessa altura, o Partido Comunista da China sob chefatura do Presidente Mao libertou uma pequena área, Yenan, e levantou-se para se opor ao militarismo japonês. Não somente isso. Ele quebrou todos os orgulhos do militarismo japonês e começou a libertar uma zona após a outra, despertando os camponeses pobres nas áreas ocupadas pelos japoneses. Estas zonas libertadas não só sobreviveram aos ataques ferozes japoneses, mas também contra-atacaram duramente o imperialismo japonês. Nessa altura, o Partido Comunista da China sob chefatura do Presidente Mao Tse-tung tinha que não só lutar contra o imperialismo japonês, mas também teve que resistir o governo reacionário do Kuomintang liderado por Chiang.

Em seguida, a Segunda Guerra Mundial estourou. As colônias das potências imperialistas mais velhas desmoronaram como um castelo de cartas. Os povos das colônias viram diante de seus olhos como as chamadas poderosas potências imperialistas fugiram diante agressão japonesa como um cão espancado e com o rabo entre as pernas. O fascismo alemão trouxe todas as potências imperialistas da Europa inteira (exceto os britânicos), sob seus calcanhares através de sua técnica militar superior e força. As velhas potências imperialistas se mostraram incapazes de atender a investida do fascismo. Com toda a riqueza industrial e recursos da Europa à sua disposição, os fascistas alemães laçaram uma agressão contra a União Soviética, o único estado na época em que a classe operária estava no poder. O Partido Comunista da União Soviética liderado pelo grande Stálin logo se recuperou do choque inicial destes ataques surpresa e traiçoeiros e mobilizou todo o povo soviético, inspirando-os com a determinação sagrada de defender o país e destruir todo o orgulho das hordas fascistas alemãs. A derrota infligida ao fascismo alemão na batalha de Stalingrado garantiu a vitória da União Soviética sob a liderança de Stalin. O exemplo do grande Partido Comunista da China inspirou os povos do mundo, onde quer que fossem oprimidos pelo fascismo e levantaram armas na mão para se opor ao fascismo e estabelecessem áreas de base rural, a fim de lutar contra isso. É assim que o fascismo no mundo foi destruído. Depois da guerra, quando os antigos imperialistas tentaram restabelecer a sua exploração e ordem, a ira dos povos do mundo colonial, que haviam sido despertadas e tinham construído sua própria força, se espalhou como um incêndio selvagem e as chamas da luta armada se espalharam através das colônias e semi-colônias. No momento em que o Partido Comunista da China liderado pelo presidente Mao foi avançado para uma vitória decisiva, surgiu na Índia em Telengana, onde, sobre sob a liderança dos comunistas revolucionários, uma força de guerrilha camponesa foi formada, centenas de milhares de camponeses foram despertados com o espírito de resistência revolucionária, e centenas de aldeias foram libertadas.

A vitória da grande revolução chinesa e do estabelecimento da República Popular da China em 1949 provou conclusivamente o poder incomensurável de Guerra Popular. O Partido Comunista da China com base no marxismo-leninismo, o pensamento de Mao Tse-tung, estabeleceu a aliança dos operários, camponeses e outras pessoas que trabalhavam em uma fundação firme e levou o povo chinês para a vitória no caminho da luta armada. Esta vitória despertou pessoas do mundo colonial e a luta armada começou a se desenvolver firmemente em todas as colônias do Sudeste Asiático. A Revolução Chinesa vitoriosa apontou claramente perante o povo das colônias e semi-colônias o caminho ao longo do qual eles devem avançar para alcançar a vitória. Em seguida, começou a era do colapso total do imperialismo mundial. Como o imperialismo mundial se aproximava de seu colapso final, a direção revisionista dos partidos comunistas do mundo começou a trair as lutas do povos. Após a morte de Stalin a camarilha revisionista soviético renegou e usurpou a liderança do Partido Comunista da União Soviética e grupos revisionistas renegados do mundo começaram a trabalhar em conjunto para salvar o imperialismo mundial desde a sua total destruição. Os traidores renegados na Índia, que disfarçavam como comunistas, foram mortalmente assustados com a vitória da revolução chinesa e se retiraram incondicionalmente da luta no Telengana e levaram para o caminho do parlamentarismo. Depois do XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, a camarilha revisionista renegada soviética, em conluio com o imperialismo dos EUA, espalhou perturbação e confusão entre os povos das colônias, semi-colônias e onde quer que eles travassem a luta armada. O Presidente Mao disse que o imperialismo mundial, hoje, é como uma casa que descansa em um imperialismo norte-americano de pilar solitário. E assim, a destruição do imperialismo norte-americano irá esmagar completamente o imperialismo mundial. É por isso que a camarilha do traidor Khrushchev estendeu sua mão de cooperação para o imperialismo norte-americano.  E esta é também a razão pela qual o Presidente Mao nos advertiu em 1957 e declarou que, na era de fúria lutas revolucionárias, o revisionismo é o perigo principal.

A luta contra o revisionismo na arena internacional, que o Presidente Mao lançou em 1962, trouxe uma nova onda de entusiasmo entre os revolucionários marxistas-leninistas todo o mundo.  Os Partidos Comunistas em todos os países do mundo começaram a ferver de revoltas incipientes contra as lideranças do partidos revisionistas, e revolucionárias marxistas-leninistas começaram a fechar suas fileiras. A luta anti-imperialista entrou numa nova fase superior. Tomando o seu lugar na vanguarda da luta anti-imperialista, os heroicos combatentes vietnamitas deram golpes no imperialismo norte-americano, o pilar solitário do imperialismo mundial. Tornou-se claro como o dia que o destino do imperialismo estava próximo.

Qualquer hesitação, mesmo pouca, a reconhecer que o pensamento do presidente Mao é o marxismo-leninismo da era presente, não pode deixar enfraquecer a luta anti-imperialista. Isso é porque ele embota a própria arma com a qual o revisionismo tem de ser combatido. O Presidente Mao nos ensinou que não podemos avançar ainda um passo para atacar o imperialismo sem combater revisionismo.

Na presente época, quando o imperialismo está caminhando para um colapso total, a luta revolucionária em cada país assumiu a forma de luta armada; e o Revisionismo soviético, incapaz de manter a sua máscara do socialismo, foi forçado a adotar táticas imperialistas; A revolução mundial entrou em uma nova fase superior; e o socialismo está marchando irrepressível frente para a vitória – em tal época, levar a luta para o caminho parlamentar, é parar esta marcha progressiva da revolução mundial. Hoje, os revolucionários marxista-leninistas não podem optar pela via parlamentar. Isto é verdade não só para os países coloniais e semi-coloniais, mas para os países capitalistas também. Nesta nova era da revolução mundial quando a vitória foi alcançada na Grande Revolução Cultural Proletária na China, tornou-se a principal tarefa dos marxistas-leninistas de todo o mundo para estabelecer bases em áreas rurais e para construir, de uma base sólida , a unidade dos trabalhadores, camponeses e todos os povos que labutam através da luta armada. Assim, a campanha de “boicotar as eleições”, estabelecer bases rurais e criar a luta armada que os revolucionários marxistas-leninistas têm avançado, permanece válidos para a era inteira.

Ao aderir à via parlamentar os revolucionários de todo o mundo tem permitido uma dívida de sangue formidável a acumular ao longo dos tempos. O tempo chegou para resolver esta dívida de sangue. Centenas de milhares de mártires caídos apelam aos revolucionários: “Destruam o imperialismo e eliminem-no da face da terra!” É hora de reconstruir o mundo de uma nova maneira! Nossa vitória nesta luta é o certo!


Inclusão 27/08/2019