Sobre a Guerra Popular na Índia
Oito Documentos Históricos

Charu Mazumdar


Primeiro Documento
Nossas Tarefas na Situação Atual


capa

O Governo do Congresso prendeu mil comunistas no último mês. A maior parte da direção Provincial e Central está na cadeia hoje. Gulzarilal Nanda anunciou que não irá aceitar o veredito do eleitorado (e ele não o fez), e começou a contar histórias absurdas sobre a guerra de guerrilhas. Essa ofensiva antidemocrática começou em razão da crise internacional e interna do capitalismo. O Governo da Índia gradualmente se tornou o principal parceiro político da expansão da hegemonia do imperialismo norte-americano no mundo. O principal objetivo do Imperialismo ianque é estabelecer a Índia como seu principal satélite reacionário no Sudeste asiático.

A burguesia indiana é incapaz de encontrar qualquer caminho para resolver sua crise interna. A crise permanente de abastecimento alimentar, sua subida dos preços sempre crescente, estão criando obstáculos para o Plano Quinquenal, e como resultado disso, não tem outro caminho senão importar mais e mais capital imperialista anglo-americano. Como resultado dessa dependência do imperialismo, a crise interna do capitalismo tende a crescer a cada dia. A burguesia indiana não foi capaz de encontrar qualquer outro caminho a não ser assassinar a democracia, deparada com as orientações do imperialismo norte-americano e sua própria crise interna.

Houve orientações imperialistas por trás dessas prisões, já que o chefe de polícia dos EUA “Macbright” estava em Delhi durante a prisão dos comunistas, e as prisões em massa ocorreram após as discussões com ele. Não pode haver solução para a crise através desses assassinatos da democracia, e a burguesia indiana também não será capaz de resolvê-la. Quanto mais o Governo ficar dependente do imperialismo, mais irá fracassar na resolução da sua crise interna. A cada dia que passa, o descontentamento do povo aumentará, e cada vez mais o conflito interno da burguesia tende a crescer.

O capital imperialista exige a prisão dos comunistas como uma pré-condição para investimentos; então também quer uma solução temporária para a crise de comida. Para resolver essa crise alimentar, alguns passos para impedir o comércio e o lucro com alimentação são necessários e é por isso que esse controle é necessário. Em um país de economia atrasada como a Índia, tal controle invariavelmente enfrenta oposição de um grande setor. Esse conflito da burguesia não é principalmente um conflito entre capitalistas monopolistas e a burguesia nacional. Esse conflito é fundamentalmente entre os comerciantes e os industriais monopolistas. Em um país de economia atrasada, o comércio nos ramos dos alimentos e mercadorias essenciais é inevitável para a criação de capital, e o controle cria obstáculos na criação do capital, e como resultado disso, o conflito interno assume a forma de crise interna. A Índia é um país enorme. Não é possível governar os 450 milhões que vivem nesse país aplicando uma política de repressão. Não é possível que qualquer país imperialista assuma uma responsabilidade tão grande. O imperialismo norte-americano está escrevendo sua agonia de morte, ao manter seu compromisso com esses países do mundo, que assegurou lhes dar ajuda. Enquanto isso, uma crise industrial se desenvolve nos Estados Unidos. Pode se observar a partir das declarações do Presidente Johnson, que o número de desempregados está crescendo no país. De acordo com a declaração oficial, quatro milhões de pessoas estão desempregadas; 35 milhões estão semidesempregadas e nas fábricas o semidesemprego também é contínuo. Então o Governo Indiano irá fracassar em reprimir o descontentamento crescente do povo. Esse ataque antidemocrático inevitavelmente irá transformar o descontentamento popular em lutas.

Alguma indicação da forma do movimento de protesto de amanhã é possível avaliar pelo movimento de idiomas de Madras. Então, o que virá não é apenas uma era de grandes lutas, mas também uma era de grandes vitórias. O Partido Comunista, portanto, terá que assumir a responsabilidade de liderar as lutas revolucionárias do povo na era que se abre, e devemos ser capazes de assumir a responsabilidade com sucesso apenas quando formos capazes de construir a organização do Partido enquanto uma organização revolucionária.

Qual o fundamento básico para construir uma organização revolucionária? O Camarada Stalin afirmou que "o fundamento básico para construir uma organização revolucionária são os quadros revolucionários". Quem é um quadro revolucionário? Um quadro revolucionário é aquele que pode analisar a situação a partir de sua própria iniciativa e pode adotar políticas de acordo com isso. Ele não necessita esperar pela ajuda de ninguém.

Nossas palavras de ordem revolucionárias são:

  1. Todo membro do Partido deve formar pelo menos um grupo ativista de cinco pessoas. Ele irá educar os quadros desse grupo ativista pela educação política.
  2. Todo membro do Partido deve garantir que ninguém desse grupo seja exposto à polícia.
  3. Deve haver um lugar clandestino para reuniões de cada grupo ativista. Se necessário, teto para abrigar um ou dois clandestinamente terão que ser arranjados.
  4. Todo grupo deve ter uma pessoa estabelecida para contatos.
  5. Um local deve ser organizado para esconder todos os documentos secretos.
  6. Um membro do grupo ativista deve se tornar membro do Partido assim que ele se tornar perito no trabalho e educação política.
  7. Após ele se tornar um membro do Partido, o grupo ativista não deve ter qualquer contato com ele.

Esse estilo organizacional deve ser firmemente adotado. Essa organização em si irá assumir a responsabilidade da organização revolucionária no futuro.

O que será a Educação Política.

A base principal da Revolução Indiana é a revolução agrária. Então, a principal palavra de ordem da campanha de propaganda política será fazer a revolução agrária vitoriosa. Na medida que formos capazes de disseminar o programa da revolução agrária entre os operários e a pequena-burguesia e educá-los a partir desta, serão instruídos na educação política. Todo grupo ativista deve discutir a análise de classes entre o campesinato, a propaganda do programa da revolução agrária.

VIVA À REVOLUÇÃO!


Inclusão 20/07/2019