Artigo na Nova Gazeta Renana
[Sem Título]

Karl Marx

14 de Novembro de 1848


Primeira Edição: Neue Rheinische Zeitung. Organ der Demokratie (Nova Gazeta Renana. Órgão da Democracia), nº 142
Fonte: PUC SP Revista Margem
Tradução: Artigo recolhido e traduzido por Lívia Contrim (e-mail: lcotrim @ aol . com). Leia o artigo da tradutora: A contra-revolução na Alemanha. Marx e a Nova Gazeta Renana
HTML:
Fernando A. S. Araújo.
Direitos de Reprodução: Licença Creative Commons licenciado sob uma Licença Creative Commons.

Como outrora a Assembléia Nacional francesa encontrou trancada sua sala de sessões oficial e precisou continuar suas deliberações no Salão de Baile, assim a Assembléia Nacional prussiana no Clube de Atiradores.(1)

A decisão tomada no Clube de Atiradores e informada por nosso correspondente em Berlim no suplemento extra de hoje de manhã, pela qual Brandenburg foi declarado culpado de alta traição, não se encontra nas notícias da Gazeta de Colônia.(2)

Nesse meio tempo, recebemos há pouco a carta de um membro da Assembléia Nacional, em que se lê literalmente:

"A Assembléia Nacional declarou unanimemente (242 membros) que Brandenburg, por esta medida (a dissolução da Guarda Civil), se tornou culpado de alta traição, e todos os que contribuírem ativa ou passivamente para a execução dessa medida serão considerados culpados de alta traição."(3)

A credibilidade de Dumont é conhecida.

Uma vez que a Assembléia Nacional declara Brandenburg culpado de alta traição, cessa por si mesmo o dever de pagar impostos. A um governo culpado de alta traição não se deve nenhum imposto. Amanhã informaremos detalhadamente a nossos leitores como, em conflitos semelhantes, no mais antigo país constitucional, na Inglaterra, foi tratada a negação dos impostos.(4) Além disso, o próprio governo de alta traição mostrou ao povo o caminho correto, já que ele imediatamente negou à Assembléia Nacional os impostos (as diárias etc.) e procurou matá-la de fome.

O supracitado deputado escreve-nos mais adiante:

"A Guarda Civil não deporá suas armas."

A luta parece, portanto, inevitável, e é dever da província do Reno apressar-se a socorrer, com homens e armas, a Assembléia Nacional de Berlim.


Notas de rodapé:

(1) Como resposta ao "comunicado supremo" sobre o adiamento da Assembléia Nacional Prussiana e sua transferência de Berlim para Brandenburg, a maioria dos deputados decidiu continuar as deliberações em Berlim. Em conseqüência disso, a Assembléia Nacional foi expulsa, em 10 de novembro de 1848, de seu até então local de sessões, o Teatro, e de 11 a 13 de novembro reuniu-se no Clube de Atiradores de Berlim. A histórica sessão da Assembléia Nacional francesa no salão de baile em Versalhes ocorreu em 20 de junho de 1789. (retornar ao texto)

(2) Gazeta de Colônia - jornal diário, publicado desde 1802 em Colônia. Nos anos 1830 e princípios dos 40, defendeu a Igreja católica contra o protestantismo dominante na Prússia; em 1848-49 refletiu a política covarde e traidora da burguesia liberal prussiana e dirigiu uma luta contínua e encarniçada contra a Nova Gazeta Renana. (retornar ao texto)

(3) Essa decisão foi tomada pela Assembléia Nacional prussiana em sua 98ª sessão, em 11 de novembro de 1848, no Clube de Atiradores de Berlim (ver "Sessões da Assembléia Constituinte na Prússia", vol. 9, volume suplementar). (retornar ao texto)

(4) Na Nova Gazeta Renana n° 142 (segunda edição) e n° 143, de 14 e 15 de novembro de 1848, foi publicado o artigo de Georg Weerths "A negação dos impostos na Inglaterra quando do Reform-Bill no ano de 1832". (retornar ao texto)

Inclusão 09/11/2014