Para o Editor do Jornal L’Alba(1)

Karl Marx

29 de Junho de 1848


Escrito: no fim de maio de 1848;
Primeira Edição: L’Alba, 29 de junho de 1848;
Fonte: Marx-Engels Collected Works, volume 7, p.11.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.


Prezado Senhor,

Um novo jornal diário será publicado em Colônia a partir do dia primeiro de Junho; ele se chamará Neue Rheinische Zeitung [Nova Gazeta Renana] e será editado pelo Sr. Karl Marx. Esse jornal advogará nessas latitudes os mesmos princípios democráticos que o L'Alba representa na Itália. Assim, não há dúvida acerca da linha editorial que seguiremos acerca das questões agora pendentes entre Itália e Áustria. Nós defenderemos a causa da independência italiana, nós deveremos lutar até a morte contra o despotismo austríaco na Itália, assim como na Alemanha e na Polônia. Nós estenderemos uma mão fraternal ao povo italiano e queremos provar a eles que a Nação Alemã repudia inteiramente a política de opressão que é seguida em seu país pelos mesmos homens que, em nosso país, sempre combateram a liberdade. Nós devemos dar o nosso máximo para promover a união e o bom entendimento entre duas grandes e livres nações que, até agora, foram levadas a se verem como inimigas por um sistema nefasto de governo. Nós, assim, demandaremos a retirada imediata dos brutais soldados austríacos da Itália e que o povo italiano deva ser colocado em posição de poder expressar sua vontade soberana na questão acerca de qual forma de governo ele quer escolher.

Para possibilitar a nossa cobertura dos assuntos italianos e para dá-los a oportunidade de julgar a sinceridade de nossas promessas, nós sugerimos uma troca de jornais. Assim, nós propomos mandar diariamente o Neue Rheinische Zeitung e receber de vocês o L'Alba regularmente. Nós acreditamos que vocês aceitarão essa proposta e pedimos para vocês mandarem o L'Alba o mais cedo possível para podermos utilizá-lo já em nossas primeiras edições.

Se vocês desejarem mandar outras informações também, nós teremos o prazer de recebê-las e garantimos a vocês que qualquer coisa que poderá servir à causa da democracia em qualquer país será levado em nossa mais cuidadosa consideração.

Saudações fraternais.

Do quadro editorial do Neue Rheinische Zeitung

Dr. Karl Marx, Editor


Notas:

(1) Nota 6 do volume 7 do MECW: A carta de Marx foi publicada na edição de 29 de junho de 1848 do L’Alba com a seguinte nota introdutória dos editores: “Nós publicamos a seguinte carta recebida de Colônia para mostrar quais os sentimentos que os alemães de mente nobre possuem acerca da Itália; eles querem, ardentemente, estabelecer relações fraternais entre os povos italianos e alemães, os mesmos que os déspotas europeus tentaram colocar um contra o outro.
A resposta dos editores do L’Alba, assinada por L. Alinari, é citada por Engels em seu artigo A Política Externa da Alemanha (vol. 7 do MECW, p. 167).
Uma tradução em inglês dessa carta foi publicada na revista Labour Monthly nº 5, 1948 e na coletânea Selected Correspondence, de Karl Marx e Frederich Engels (Moscou 1955, Londes 1956), p. 11. (retornar ao texto)

Inclusão 14/12/2008