Queda do Ministério Camphausen(1)

Karl Marx

23 de Junho de 1848


Primeira Edição: Neue Rheinische Zeitung. Organ der Demokratie (Nova Gazeta Renana. Órgão da Democracia)
Fonte: PUC SP Revista Margem
Tradução: Artigo recolhido e traduzido por Lívia Contrim e Márcia V. M. de Aguiar (e-mail: lcotrim @ aol . com). Leia o artigo da tradutora: A contra-revolução na Alemanha. Marx e a Nova Gazeta Renana
HTML:
Fernando A. S. Araújo.
Direitos de Reprodução: Licença Creative Commons licenciado sob uma Licença Creative Commons.

Tão belo brilha ainda o sol,

Um dia há de se pôr,(2) e também o sol de 30 de março,(3) tinto do sangue ardente dos poloneses, se pôs.

O ministério Camphausen vestira a contra-revolução com sua roupagem liberal-burguesa. A contra-revolução sente-se suficientemente forte para livrar-se da incômoda máscara.

Um insustentável ministério qualquer, de centro-esquerda, pode possivelmente suceder por alguns dias o ministério de 30 de março. Seu verdadeiro sucessor é o ministério do príncipe da Prússia. Cabe a Camphausen a honra de ter dado ao partido absolutista feudal esse seu chefe natural e, a si próprio, seu sucessor.

Para que mimar ainda por mais tempo os tutores burgueses?

Não estão os russos na fronteira oriental e as tropas prussianas na ocidental? Os poloneses não foram conquistados para a propaganda russa pelo obus e pela pedra infernal?

Não foram tomadas todas as providências para repetir o bombardeio de Praga em quase todas as cidades renanas?

Na guerra polonesa, na dinamarquesa, nos inúmeros pequenos conflitos entre a tropa e o povo, o exército não teve todo o tempo para se transformar numa soldadesca brutal?

A burguesia não está farta da revolução? E não se eleva no meio do mar o rochedo sobre o qual a contra- revolução construirá sua igreja, a Inglaterra?

O ministério Camphausen procura apanhar ainda alguns centavos de popularidade, provocar a compaixão pública pela garantia de que se retira en dupe(4) da cena do Estado. E, seguramente, é um enganador enganado. A serviço da grande burguesia, teve de procurar privar a revolução de seus frutos democráticos; em luta contra a democracia, teve de se aliar ao partido aristocrático e tornar-se o instrumento de seus apetites contra-revolucionários. Este está suficientemente fortalecido para poder desembaraçar-se de seu protetor. O senhor Camphausen semeou a reação no sentido da grande burguesia, e colheu-a no sentido do partido feudal. Tal era a boa intenção do homem, tal seu triste destino. Um centavo de popularidade(5) para o homem desiludido.

Um centavo de popularidade!
Tão belo brilha ainda o sol,
Um dia há de se pôr.
Mas no oriente ele renascerá.

 


Notas de rodapé:

(1) Depois do ataque ao arsenal, em 17 de junho de 1848, renunciaram os ministros Von Kanitz, conde Schwerin e barão Von Arnim, e em 20 de junho todo o ministério Camphausen. A Nova Gazeta Renana viu nessa queda de Camphausen a indicação de que a grande burguesia pensava em passar do período de traição passiva do povo à Coroa ao período da subjugação ativa do povo sob seu domínio em aliança com a Coroa. (retornar ao texto)

(2) Ferdinand Raimund, A moça do mundo das fadas ou O camponês como milionário, Ato 11, cena 6. (retornar ao texto)

(3) Em 30 de março de 1848 iniciou suas atividades o ministério Camphausen, formado no dia anterior, e em cujo período de governo ocorreu a repressão sangrenta da insurreição na Posnânia. (retornar ao texto)

(4) Argutamente. (retornar ao texto)

(5) HEINE, Alemanha. Um conto de inverno, cap. XXIV. (retornar ao texto)

Inclusão 09/11/2014