Mensagem Dirigida a Todo o Partido, a Todo o Exército e ao Povo de Todas as Nacionalidades do País

Comité Central do Partido Comunista da China
Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional da República Popular da China
Conselho de Estado da República Popular da China
Comissão Militar do Comité Central do Partido Comunista da China

9 de Setembro de 1976


Fonte: Editora Vento Leste

Nota do editor: Tomou-se como base da presente edição as versões em francês e espanhol da revista «Pekin Information», n.° 37, de 13 de Setembro de 1976.
Transcrição: João Filipe Freitas

HTML: Fernando A. S. Araújo.


Foto Mao Tse-Tung capa

Viva o Invencível Marxismo-Leninismo-Pensamento de Mao Tsé-Tung!

Viva o Grande, Glorioso e Justo Partido Comunista da China!

Glória Eterna a Memória do Grande Dirigente e Grande Educador o Presidente Mao Tse Tung!

O Comité Central do Partido Comunista da China, o Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional da República Popular da China, o Conselho de Estado da República Popular da China e a Comissão Militar do Comité Central do Partido Comunista da China comunicam com extrema dor a todo o Partido, a todo o Exército e ao povo das nossas diversas nacionalidades: o camarada Mao Tsé-tung, grande dirigente, respeitado e bem amado do nosso partido, do nosso exército e do nosso povo das diversas nacionalidades, grande educador dos proletários e das nações e povos oprimidos do mundo, Presidente do Comité Central do Partido Comunista da China, Presidente da Comissão Militar do Comité Central do Partido Comunista da China, Presidente Honorário do Comité Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, faleceu em Pequim, no dia 9 de Setembro de 1976, às zero horas e dez minutos, na sequência de uma doença que se vinha agravando, mau grado os cuidados meticulosos e múltiplos que lhe foram prestados.

O Presidente Mao foi o fundador e o dirigente clarividente do Partido Comunista da China, do Exército Popular de Libertação da China e da República Popular da China. Foi sob a sua direcção que o nosso Partido travou uma longa, aguda e complexa luta contra as linhas oportunistas de direita ou de «esquerda» no seio do Partido, derrotou as linhas encabeçadas por Tchen Tu-sin, Kiu Tsieu-pai, Li Li-san, Luo Tchang-lung, Wang Ming, Tchang Kuo-tao, Kao Kang-jao, Chu-chi e Peng Teh-huai, em seguida durante a Grande Revolução Cultural Proletária, triunfando sobre a linha revisionista contra-revolucionária de Liu Shao-chi, de Lin Piao e de Teng Hsiao-ping, de tal forma que o nosso Partido não cessou de desenvolver-se e de reforçar-se no decurso da luta de classes e da luta entre as duas linhas. Foi sob a direcção do Presidente Mao que o Partido Comunista da China cresceu, trilhando uma via sinuosa, para se transformar no grande, glorioso e justo Partido marxista-leninista, que hoje dirige a República Popular da China.

Durante o período da Revolução de Democracia Nova, baseando-se na verdade universal do marxismo-leninismo e unindo-a à prática concreta da Revolução chinesa, o Presidente Mao definiu, de forma criadora, a linha geral e a política geral da Revolução de Democracia Nova, criou o Exército Popular de Libertação da China e apontou que, na China, a tomada do Poder pela luta armada só podia seguir a via que consiste em estabelecer bases de apoio nos campos e, a partir destes, cercar as cidades para as tomar finalmente. Foi sob a sua direcção que o nosso Partido, o nosso exército e o nosso povo derrubaram, através da guerra popular, a dominação reaccionária do imperialismo, do feudalismo e do capitalismo burocrático, alcançaram a grande vitória da Revolução de Democracia Nova e fundaram a República Popular da China. A vitória da Revolução do povo chinês dirigida pelo Presidente Mao alterou a situação no Oriente e no mundo, e abriu uma nova via para a causa da libertação das nações e dos povos oprimidos.

No período da Revolução Socialista, o Presidente Mao fez um balanço completo da experiência positiva e negativa do movimento comunista internacional, analisou aprofundadamente as relações de classe na sociedade socialista, avançou de forma explícita e pela primeira vez na história do desenvolvimento do marxismo, a ideia de que as classes e a luta de classes continuam a existir depois da transformação socialista da propriedade dos meios de produção estar praticamente concluída, formulou a tese científica segundo a qual a burguesia existe no seio do Partido Comunista, enunciou a teoria magistral da continuação da Revolução sob a ditadura do proletariado e definiu a linha fundamental do Partido para todo o período histórico do Socialismo. Guiados pela linha revolucionária proletária do Presidente Mao, o nosso Partido, o nosso Exército e o nosso Povo, avançando na sua senda vitoriosa, alcançaram grandes vitórias na Revolução e na edificação socialista, nomeadamente as da Grande Revolução Cultural Proletária, da crítica de Lin Piao e de Confúcio e da luta para criticar Teng Hsiao-ping e repudiar o desvio de direita que visava pôr em causa as conclusões justas. Manter o Socialismo e consolidar a Ditadura do Proletariado na República Popular da China, país com imenso território e uma população numerosa, tal é a grande contribuição de alcance histórico mundial que o Presidente Mao Tsé-tung trouxe à nossa época, fornecendo, ao mesmo tempo, uma nova experiência para a luta no movimento comunista internacional para combater e prevenir o revisionismo, para a consolidação da Ditadura do Proletariado, para a prevenção da restauração do capitalismo e para a edificação do Socialismo.

O povo Chinês obteve as suas vitórias sob a direcção do Presidente Mao. Elas são grandes vitórias do pensamento-mao-tsé-tung. A luz do pensamento-mao-tsé-tung iluminará sempre a via do povo chinês na sua marcha em frente.

O Presidente Mao Tsé-tung fez o balanço da prática revolucionária do movimento internacional, formulou uma série de teses científicas, enriqueceu o património teórico do marxismo, indicou ao povo chinês e a todos os povos revolucionários do mundo a orientação a seguir na luta. Foi com a força de carácter própria de um revolucionário proletário que desencadeou, no movimento comunista internacional, a grande luta pela crítica do revisionismo moderno tendo como alvo a clique dos renegados revisionistas soviéticos, facto que estimulou ainda mais o desenvolver vigoroso da causa revolucionária do proletariado mundial e da luta dos povos do mundo contra o imperialismo e o hegemonismo e fez progredir a história da humanidade.

O Presidente Mao Tsé-tung foi o maior marxista da nossa época. Durante mais de meio século, em conformidade com o princípio da união da verdade universal do marxismo-leninismo com a prática correcta da Revolução e na longa luta contra os inimigos de classe, tanto no interior como no exterior do país, tanto no seio como fora do Partido, continuou, salvaguardou e desenvolveu o marxismo-leninismo, inscrevendo um capítulo dos mais gloriosos nos anais do movimento revolucionário do proletariado. Consagrou toda a sua energia à causa da libertação do povo chinês, à causa da libertação das nações e dos povos oprimidos do mundo inteiro, à causa do Comunismo. Foi com toda a força de vontade de um revolucionário proletário que lutou com obstinação contra a doença, continuando apesar desta a dirigir o trabalho de todo o Partido, de todo o Exército e de todo país e combatendo até ao seu último sopro de vida. O mérito imenso que adquiriu ao serviço do povo chinês, do proletariado internacional e dos povos revolucionários do mundo, é imortal. Isto valeu-lhe a afeição sincera e a veneração sem limites do povo chinês e dos povos revolucionários do mundo.

O falecimento do Presidente Mao Tsé-tung é uma perda incalculável para o nosso Partido, para o nosso Exército bem como para o nosso povo das diversas nacionalidades, para o proletariado internacional e os povos revolucionários de todos os países, assim como para o movimento comunista internacional. O seu desaparecimento causou uma dor imensa ao nosso povo e aos outros povos revolucionários do mundo. O Comité Central do Partido Comunista da China conclama todo o Partido, todo o Exército e o Povo de todas as nacionalidades do nosso país a transformar a sua dor em força:

Continuaremos a causa que o Presidente Mao deixou sem terminar, persistindo em tomar a luta de classes como eixo, mantendo firmemente a linha fundamental do Parido, perseverando na continuação da Revolução sob a Ditadura do Proletariado.

Continuaremos a causa que o Presidente Mao deixou sem terminar, reforçando a direcção única do Partido, salvaguardando resolutamente a coesão e a unidade do Partido, cerrando fileiras em torno do Comité Central do Partido. Na luta entre as duas linhas, reforçaremos a edificação do Partido no plano ideológico e organizativo e, em conformidade com as cinco condições requeridas para a formação dos continuadores, aplicaremos firmemente o princípio da tripla união dos quadros idosos, de meia idade e jovens.

Continuaremos a causa que o Presidente Mao deixou sem terminar, consolidando a grande união do nosso povo das diversas nacionalidades dirigida pela classe operária e baseada na aliança Operário-Camponesa, conduzindo em profundidade a crítica a Teng Hsiao-ping, prosseguindo a luta contra o desvio de direita que pretendia pôr em causa as conclusões justas, consolidando e desenvolvendo as conquistas da Grande Revolução Cultural Proletária, apoiando com ardor as inovações socialistas, limitando o direito burguês, consolidando cada vez mais a Ditadura do Proletariado no nosso país. Continuaremos a desenvolver os três grandes movimentos revolucionários que são a luta de classes, a luta pela produção e a experimentação científica e edificaremos o Socialismo segundo os princípios: independência e autonomia; contar com as próprias forças; trabalhar duramente; edificar o país com diligência e economia; desenvolver todos os esforços; colocar-se sempre na vanguarda; quantidade, rapidez, qualidade e economia.

Continuaremos a causa que o Presidente Mao deixou sem terminar, aplicando firmemente a linha do Presidente Mao em matéria de edificação do Exército, reforçando a edificação do Exército e da Milícia Popular, reforçando os nossos preparativos para enfrentar a guerra e redobrando de vigilância para estarmos sempre prontos a aniquilar todo e qualquer inimigo que ouse invadir o nosso país. Libertaremos Taiwan.

Continuaremos a causa que o Presidente Mao deixou sem terminar, aplicando com firmeza a sua linha e a sua política revolucionárias nas relações externas. Permaneceremos fiéis ao Internacionalismo Proletário, reforçaremos a unidade do nosso Partido com os partidos e organizações autenticamente marxistas-leninistas do mundo inteiro, reforçaremos a unidade do nosso povo com os povos de todos os países e, sobretudo, com os do Terceiro Mundo; e, no plano internacional, unir-nos-emos a todas as forças susceptíveis de serem unidas para levar até ao fim a luta contra o imperialismo, o social-imperialismo e o revisionismo moderno. Nunca pretenderemos a hegemonia nem seremos uma superpotência.

Continuaremos a causa que o Presidente Mao deixou sem terminar, estudando com afinco o marxismo-leninismo — pensamento-mao-tsé-tung, lendo militantemente as obras de Marx, de Engels, de Lenine, de Estaline e do Presidente Mao, lutando para derrubar definitivamente a burguesia e todas as demais classes exploradoras, para substituir a ditadura da burguesia pela Ditadura do Proletariado, para assegurar o triunfo do Socialismo sobre o capitalismo, para fazer do nosso país um Estado Socialista poderoso, para trazer tanto quanto possível uma contribuição relativamente grande à humanidade e para realizar finalmente o Comunismo.

Viva o Marxismo - Leninismo — Pensamento - Mao Tsé-tung sempre vitoriosos!

Viva o Grande, Glorioso e Justo Partido Comunista da China!

O Presidente Mao Tsé-tung, nosso Grande Dirigente e nosso Grande Educador, viverá eternamente!

(Agência Hsinhua, 9 de Setembro de 1976).


Inclusão 14/09/2015