Telegrama ao Camarada William Z. Foster

Mao Tsetung

29 de Julho de 1945


Primeira Edição: ....
Tradução: A presente tradução está conforme à nova edição das Obras Escolhidas de Mao Tsetung, Tomo II (Edições do Povo, Pequim, Agosto de 1952). Nas notas introduziram-se alterações, para atender as necessidades de edição em línguas estrangeiras.
Fonte: Obras Escolhidas de Mao Tsetung, Pequim, 1975, Tomo III, pág: 459-461.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo

capa

Camarada William Z. Foster e Comitê Central do Partido Comunista dos Estados Unidos:

Regozijamo-nos por saber que a Conferência Especial da Associação Política Comunista dos Estados Unidos decidiu repudiar a linha revisionista, isto é, capitulacionista de Browder(1), restabeleceu a direção marxista e fez renascer o Partido Comunista dos Estados Unidos. Expressamo-vos felicitações calorosas por essa grande vitória da classe operária e do movimento marxista nos Estados Unidos. Toda a linha revisionista-capitulacionista de Browder (inteiramente revelada no seu livro Teerão) reflete, em essência, a influência dos grupos reacionários capitalistas dos Estados Unidos no seio do movimento operário norte-americano. Atualmente, esses grupos esforçam-se por estender também a sua influência à China, onde defendem a política errada, antinacional e anti-povo da camarilha reacionária no interior do Kuomintang, colocando o povo chinês na iminência duma grave crise de guerra civil e prejudicando os interesses dos povos dos nossos dois grandes países, a China e os Estados Unidos. A vitória da classe operária americana e do seu destacamento de vanguarda, o Partido Comunista dos Estados Unidos, sobre o revisionismo-capitulacionismo browderiano representará seguramente uma importante contribuição à grande causa em que se empenham os nossos dois povos, a causa da realização da guerra contra o Japão e da edificação dum mundo de paz e democracia depois da guerra.


Notas de rodapé:

(1) Earl Browder foi secretário geral do Partido Comunista dos Estados Unidos de 1930 a 1944. Durante a Segunda Guerra Mundial, as ideias desviacionistas de direita, representadas por Browder no seio do Partido, desenvolveram-se numa linha revisionista-capitulacionista antimarxista. A partir de Dezembro de 1943 Browder dedicou-se a pregar essa linha em toda uma série de discursos e artigos, e em Abril de 1944 publicou Teerão, que traduzia o seu programa oportunista de direita. “Revendo” a tese fundamental do Leninismo, segundo a qual o imperialismo é capitalismo monopolista, decadente, moribundo, e negando o caráter imperialista do capitalismo norte-americano, afirmou que este último "conservava certos traços do capitalismo jovem" e que, nos Estados Unidos, o proletariado e a grande burguesia tinham um "interesse comum". Desse modo pronunciou-se pela salvaguarda do sistema dos trusts e sonhava com poupar ao capitalismo americano as crises inevitáveis por meio duma “conciliação de classes”. Partindo da sua conclusão absurda sobre o capitalismo americano, e de acordo com a sua linha capitulacionista de colaboração de classes com o capital monopolista, presidiu, em Maio de 1944, à dissolução do Partido Comunista dos Estados Unidos — partido do proletariado norte-americano — e fundou a Associação Política Comunista dos Estados Unidos, organização que não tinha mais caráter de partido. Desde o primeiro momento a sua linha errada foi combatida por numerosos comunistas americanos, encabeçados pelo camarada William Z. Foster. Em Junho de 1945, sob a direção deste último, a Associação Política Comunista dos Estados Unidos adoptou uma resolução condenando a linha de Browder. Em Julho do mesmo ano, reunindo-se em conferência nacional especial, decidiu liquidar completamente essa linha e reconstituir o Partido Comunista dos Estados Unidos. Browder foi excluído do Partido em Fevereiro de 1946, porque persistia nas suas posições de renegado do proletariado, apoiava abertamente a política imperialista da Administração Truman e entregava-se a atividades fracionistas anti-partido. (retornar ao texto)

Inclusão 08/02/2016