Um Estudo de Educação Física

Mao Tsetung

Abril de 1917


Primeira Edição: Extraído de um ensaio publicado em abril de 1917 (em Hsin ching-nein)

Fonte: ....

Tradução: Reinaldo Pedreira Cerqueira da Silva

HTML: Fernando A. S. Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


Nossa nação está querendo mais força. O espírito militar não foi encorajado. A condição física da população se deteriora diariamente. Este é um fenômeno extremamente perturbador. Os promotores da educação física não compreenderam a essência do problema e, portanto, seus esforços, embora prolongados, não foram eficazes. Se esse estado continuar, nossa fraqueza aumentará ainda mais. Alcançar nossos objetivos e fazer sentir nossa influência são questões externas, resultados. O desenvolvimento de nossa força física é uma questão interna, uma causa. Se nossos corpos não são fortes, teremos medo assim que vemos soldados inimigos, e então como podemos alcançar nossos objetivos e nos tornarmos respeitados? A força depende de uma broca, e uma broca depende de um autoconhecimento. Os defensores da educação física não falharam em inventar vários métodos.

Se quisermos tornar a educação física eficaz, devemos influenciar as atitudes subjetivas das pessoas e estimulá-las a se tornarem conscientes da educação física. Se alguém se torna consciente do problema, um programa para educação física virá facilmente, e nós alcançaremos nossos objetivos e faremos com que nossa influência seja sentida naturalmente.

1. Uma Explicação da Educação Física

A educação física ajuda a manter a vida. Oriente e Ocidente diferem em suas interpretações. Chuang Tzu seguiu o exemplo do cozinheiro, Confúcio usou a lição do arqueiro e do cocheiro. Na Alemanha, a educação física ganhou a maior popularidade. A esgrima se espalhou por todo o país. O Japão tem o bushido. Além disso, recentemente, seguindo as tradições do nosso país, o judô se desenvolveu lá em um grau admirável. Quando examinamos esses exemplos, vemos que todos começam com o estudo da fisiologia.

2. O Lugar da Educação Física na nossa Vida

A educação física complementa a educação em virtude e conhecimento. Além disso, tanto a virtude quanto o conhecimento residem no corpo. Sem o corpo não haveria virtude nem conhecimento. Aqueles que entendem isso são raros. As pessoas enfatizam o conhecimento ou a moralidade. O conhecimento é certamente valioso, pois distingue o homem dos animais. Mas onde o conhecimento está contido? A moralidade também é valiosa; é a base da ordem social e da igualdade entre nós e os outros. Mas onde reside a virtude? É o corpo que contém conhecimento e abriga a virtude. Ele contém conhecimento como uma carruagem e abriga a moralidade como uma câmara. O corpo é a carruagem que contém conhecimento, a câmara que abriga a virtude. As crianças entram na escola primária quando atingem a idade adequada. Na escola primária, atenção especial deve ser dada ao desenvolvimento do corpo; O progresso no conhecimento e no treinamento moral são de importância secundária. Nutrição e cuidado devem ser primários, ensino e disciplina complementares. Atualmente, a maioria das pessoas não sabe disso, e o resultado é que as crianças ficam doentes, ou até morrem jovens, por causa do estudo. No ensino médio e superior, a tensão deve ser colocado igualmente em todos os três aspectos da educação. Atualmente, a maioria das pessoas enfatiza o conhecimento. Durante os anos do ensino médio, o desenvolvimento do corpo ainda não está concluído. Uma vez que hoje os fatores que favorecem o desenvolvimento físico são poucos, e aqueles que o impedem de numerosos, o desenvolvimento físico não tende a cessar? No sistema educacional do nosso país, os cursos exigidos são tão espessos quanto os cabelos de uma vaca. Mesmo um adulto com um corpo forte e forte não suportaria isso, muito menos aqueles que não atingiram a idade adulta, ou aqueles que são fracos. Especulando sobre as intenções dos educadores, somos levados a pensar se eles não projetaram um currículo tão pesado para exaurir os estudantes, pisotear seus corpos e arruinar suas vidas ... Que estupidez! A única calamidade que pode acontecer a um homem é não ter um corpo. O que mais há para se preocupar? Se alguém procura melhorar o corpo, outras coisas seguirão automaticamente. Para a melhoria do corpo, nada é mais eficaz que a educação física. O desenvolvimento físico tende a cessar? A educação física ocupa realmente o primeiro lugar em nossas vidas. Quando o corpo é forte, pode-se avançar rapidamente no conhecimento e na moralidade e colher vantagens de longo alcance. Deve ser considerado como uma parte importante do nosso estudo. A aprendizagem tem suas partes essenciais e acessórias, e os assuntos têm seu fim e seu começo. Saber o que é primeiro e o que é último nos aproximará do caminho apropriado. [Do 'O Grande Aprendizado', um dos quatro clássicos confucionistas]. Isso é exatamente o que pretendo dizer.

3. Abusos Anteriores da Educação Física e meu Método para Remediá-los

As três formas de educação são igualmente importantes; os estudantes até agora prestaram muita atenção à educação moral e intelectual, mas negligenciaram a educação física. A infeliz consequência foi que eles dobraram as costas e abaixaram a cabeça; eles têm "mãos brancas e finas" [de dezenove poemas antigos, uma famosa coleção de poemas da dinastia Han]; quando sobem uma colina ficam sem fôlego e, quando andam na água, ficam com cãibras nos pés. É por isso que Yen Tzu teve uma vida curta e Chia eu morri jovem. Quanto a Wang Po e Lu Chao-lin, um morreu jovem e o outro ficou paralítico. Todos estes eram homens de altas realizações em moralidade e conhecimento. Mas chega o dia em que o corpo não pode ser preservado. e então a moralidade e a sabedoria são destruídas junto com ela. Somente os homens do Norte podem "se deitar sob os braços e enfrentar a morte sem arrependimento". [Da Doutrina da Média, um dos clássicos confucionistas]. Nas regiões de Yen e Chao havia muitos heróis, e mártires e guerreiros vinham muitas vezes de Liangchow. No início da dinastia Ch'ing, Yen Hsi-chai e Li Kangchu praticavam as artes literária e militar. Yen Hsi-chai viajou mais de mil li (cerca de 0,5 km) para o norte da Grande Muralha para aprender a arte da esgrima. Ele lutou com bravos soldados e venceu. Por isso, ele disse: "Se alguém não tem a arte literária ou militar, este é o verdadeiro caminho?" ... No que diz respeito aos alunos, a instalação de uma escola e a instrução dada por seus professores são apenas aspecto externo e objetivo. Nós também temos o aspecto interno, o subjetivo. Quando a decisão é tomada em seu coração, todas as partes do corpo obedecem às suas ordens. Fortuna e infortúnio são de nossa própria busca. "Eu desejo ser virtuoso, e eis que a virtude está próxima". [Dos analectos confucionistas. Quanto mais isso é verdade da educação física! Se não temos a vontade de agir, então, mesmo que o exterior e o objetivo sejam perfeitos, eles ainda não podem nos beneficiar. Assim, quando falamos de educação física, devemos começar com iniciativa individual.

4. A Utilidade da Educação Física

Porque o homem é um animal, o movimento é mais importante para ele. E porque ele é um animal racional, seus movimentos devem ter uma razão. Mas por que o movimento é merecedor de estima? Por que o movimento racional é merecedor de estima? Dizer que o movimento ajuda a ganhar a vida é trivial. Dizer que o movimento protege a nação é elevado. No entanto, também não é a razão básica. O objetivo do movimento é simplesmente preservar nossa vida e alegrar nossos corações. Chu Hsi enfatiza o respeito e Lu Chiu-yuan enfatiza a tranquilidade. A tranquilidade é tranquila e o respeito não é ação; é meramente tranquilo. Lao Tzu disse que a imobilidade era o objetivo final; o Buda procurou silêncio e métodos de contemplação. A arte da contemplação é estimada pelos discípulos de Chu e Lu. Recentemente houve aqueles que, seguindo estes mestres, falaram de métodos de contemplação, gabou-se da eficácia de seus métodos e expressou desprezo pelos que se exercitam, arruinando assim seus próprios corpos. Este é talvez um caminho, mas eu não me arriscaria a imitá-lo. Na minha humilde opinião, existe apenas movimento no céu e na terra.

Muitas vezes se ouve dizer que a mente e o corpo não podem ser perfeitos ao mesmo tempo, que aqueles que usam suas mentes são deficientes em saúde física e aqueles com um corpo robusto são geralmente deficientes em capacidades mentais. Esse tipo de conversa também é absurdo e se aplica apenas àqueles que são fracos na vontade e fracos na ação, o que geralmente não é o caso dos homens superiores. Confúcio morreu aos setenta e dois anos e não ouvi dizer que o corpo dele não fosse saudável. O Buda viajou continuamente, pregando sua doutrina e morreu em uma idade avançada. Jesus teve a infelicidade de morrer injustamente. Quanto a Maomé, ele subjugou o mundo segurando o Alcorão na mão esquerda e uma espada na direita. Todos esses homens foram chamados de sábios e estão entre os maiores pensadores ...

A educação física não apenas fortalece o corpo, mas também aumenta nosso conhecimento. Há um ditado: civilize a mente e faça o corpo selvagem. Este é um ditado adequado. Para civilizar a mente, é preciso primeiro tornar selvagem o corpo. Se o corpo for feito selvagem, então a mente civilizada seguirá. O conhecimento consiste em conhecer as coisas do mundo e em discernir suas leis. Nesta questão, devemos confiar em nosso corpo, porque a observação direta depende dos ouvidos e dos olhos, e a reflexão depende do cérebro. As orelhas e os olhos, assim como o cérebro, podem ser considerados partes do corpo. Quando o corpo é perfeito, o conhecimento também é perfeito. Daí pode-se dizer que o conhecimento é adquirido indiretamente através da educação física. A força física é necessária para empreender o estudo das numerosas ciências modernas, seja na escola ou através de estudos independentes. Aquele que é igual a isto é o homem com um corpo forte; aquele que não é igual a ele é o homem com um corpo fraco. A divisão entre o forte e o fraco determina a área de responsabilidades que cada um pode assumir.

A educação física não apenas aprimora o conhecimento. também harmoniza os sentimentos. O poder dos sentimentos é extremamente grande. Os antigos tentaram discipliná-los com a razão. Por isso eles pediram. 'É o mestre [ie. razão] sempre alerta? Eles também disseram: 'Deve-se disciplinar o coração com a razão'. Mas a razão procede do coração. e o coração reside no corpo. Muitas vezes observamos que os fracos são escravizados por seus sentimentos e são incapazes de dominá-los. Aqueles cujos sentidos são imperfeitos ou cujos membros são defeituosos são frequentemente escravizados pela paixão excessiva, e a razão é incapaz de salvá-los. Por isso, pode ser chamado de uma lei invariável que, quando o corpo é perfeito e saudável, os sentimentos também são corretos.

A educação física não apenas harmoniza as emoções, mas também fortalece a vontade. A grande utilidade da educação física reside justamente nisso. O principal objetivo da educação física é o heroísmo militar. Tais objetos de heroísmo militar como coragem, destreza, audácia e perseverança são assuntos de vontade. Deixe-me explicar isso com um. exemplo. Lavar nossos pés em água gelada nos faz adquirir coragem e destemor, bem como audácia. Em geral, qualquer forma de exercício, se exercida continuamente. ajudará a nos treinar na perseverança. A corrida de longa distância é um treinamento particularmente bom em perseverança. 'Minha força desenraizou montanhas. minha energia dominou o mundo '[de um poema atribuído a Hsiang Yu] - isso é coragem. 'Se eu não decapitar o Lou Lan, eu juro que não vou voltar' - isso é destemido. Para substituir a família pela nação - isso é audácia. '[Yu] estava fora de casa por oito anos e, embora tenha passado três vezes pela porta, não entrou' [referência a Mencius] - isso é perseverança. Tudo isso pode ser realizado apenas com base na educação física diária. A vontade é o antecedente da carreira de um homem.

Aqueles cujos corpos são pequenos e frágeis são irreverentes em seu comportamento. Aqueles cuja pele é frouxa são macias e sem brilho na vontade. Assim o corpo influencia a mente. O objetivo da educação física é fortalecer: os músculos e os ossos; como resultado, o conhecimento é aprimorado, os sentimentos são harmonizados e a vontade é fortalecida. Os músculos e os ossos pertencem ao nosso corpo; sentimentos de conhecimento, e pertencerá ao nosso coração. Quando tanto o corpo quanto o coração estão à vontade, pode-se falar em perfeita harmonia. Portanto, a educação física nada mais é do que nutrir nossas vidas e alegrar nossos corações.

5. Razões para o Exercício de Deslocamento

O exercício é a parte mais importante da educação física. Atualmente, os estudantes geralmente não gostam de exercícios. Há quatro razões para isso:

  1. elas não têm autoconsciência. Se uma coisa deve ser colocada em prática, primeiro é preciso ter prazer nela. É preciso entender em detalhes os porquês e os motivos. Para saber em detalhes, os porquês e os motivos são autoconsciência. As pessoas geralmente não conhecem a inter-relação entre o exercício e elas mesmas - ou podem conhecê-lo em termos gerais, mas não intimamente ...
  2. Elas não podem mudar seus hábitos há muito estabelecidos. Nosso país sempre enfatizou a realização literária. As pessoas coram para usar roupas curtas. [O modo de vestir dos espadachins do rei Wen de Chao, de acordo com um capítulo do clássico taoista Chuang Tzu. Portanto, há o ditado comum: "Um homem bom não se torna um soldado" ...
  3. O exercício não foi propagado com força ...
  4. Os alunos sentem que o exercício é vergonhoso. De acordo com minha humilde observação, esta é realmente a principal razão para não gostar de exercícios.

Roupas fluidas, um passo lento, um olhar sério e calmo - constituem um excelente comportamento, respeitado pela sociedade. Por que alguém deveria estender de repente um braço ou expor uma perna, alongar-se e abaixar-se? Isso não é estranho? Portanto, há aqueles que sabem bem que seu corpo precisa se exercitar e, além disso, desejam muito fazê-lo, mas não podem. Há aqueles que podem se exercitar apenas com um grupo, não por si mesmos, e aqueles que podem se exercitar em privacidade, mas não em público. Em suma, tudo isso é devido a sentimentos de vergonha. Todos os quatro são motivos para não gostar de exercício. O primeiro e o quarto são subjetivos, e modificá-los depende de nós mesmos; o segundo e terceiro são objetivos, e mudá-los depende dos outros: "O que o homem superior procura é em si mesmo" [Analectos], o que depende dos outros é de menor importância.

6. Os Métodos de Exercício Deverão ser Poucos

Tseng Wen-cheng lavou os pés antes de ir para a cama e caminhou mil passos após as refeições, beneficiando-se bastante com esse método. Havia um homem de oitenta anos que ainda era saudável. Ao ser perguntado como ele mantinha sua saúde, ele respondeu: 'Eu não como refeições saudáveis, só isso.' Hoje em dia os métodos de exercício são muito diversos, mais do que eu posso contar. Mas, embora possa haver vários escores ou mesmo centenas, “Um ramo na floresta é suficiente para a ave se alojar e, se beber no rio, não bebe mais do que seu estômago pode suportar. '[De Chuang Tzu] Temos apenas esse corpo e apenas esses sentidos, ossos, vísceras e veias. Embora existam várias centenas de métodos de exercício, todos eles visam melhorar a circulação do sangue. Se um método puder realizar isso, o resultado de cem métodos será o mesmo de um. Portanto, os outros noventa e nove métodos podem ser dispensados. 'Nossos olhos podem ver apenas uma coisa de cada vez; nossos ouvidos ouvem apenas um som de cada vez. [De Hsun Tzu, um '‘realista’' confucionista]. Empregar cem métodos diferentes para treinar os músculos e os ossos só os perturba ....

7. Os Pontos em que nós Devemos Prestar Atenção quando nos Exercitamos

Nós devemos ter perseverança em todas as coisas. O exercício não é exceção. Suponha que haja dois homens que se exercitem. A pessoa pratica e depois pára, a outra é incansável em sua prática. Certamente haverá uma diferença nos resultados. Em primeiro lugar, a perseverança no exercício gera interesse. Em geral, aquilo que está em repouso não pode se pôr em movimento; deve haver algo para movê-lo. E isso algo só pode ser interesse ....

O interesse surge do exercício diário incessante. A melhor maneira é se exercitar duas vezes ao dia - ao se levantar e antes de ir para a cama - nua; a próxima melhor maneira é usar roupas leves. Demasiada roupa impede o movimento. Se alguém faz isso diariamente, a ideia de exercício está continuamente presente e nunca é interrompida. O exercício de hoje é uma continuação do exercício de ontem e, portanto, leva ao exercício de amanhã. Os períodos de exercícios individuais não precisam ser longos; trinta minutos são suficientes. Desta forma, um certo interesse surgirá naturalmente. Em segundo lugar, a perseverança no exercício pode criar prazer. Exercitar-se durante muito tempo pode produzir grandes resultados e dar origem a um sentimento de valor pessoal. Como resultado, poderemos estudar com alegria e todos os dias veremos algum progresso em nossa virtude. Nosso coração está cheio de alegria ilimitada porque perseveramos e obtivemos um resultado. Prazer e interesse são distintos. O interesse é a origem do exercício e prazer sua consequência. Interesse surge da ação e prazer do resultado. Os dois são naturalmente diferentes.

Perseverança sem concentração de mente dificilmente pode produzir resultados. Se olharmos as flores de um cavalo galopante, embora possamos olhar diariamente, é como não tê-las visto. Se o coração de uma pessoa segue um cisne no céu, ele não pode competir com a pessoa que já estudou cuidadosamente. Portanto, deve-se concentrar todo o esforço do indivíduo no exercício. Durante o exercício, a mente deve estar no exercício. Pensamentos ociosos e confusos devem ser postos de lado ...

O comportamento do homem superior é cultivado e agradável, mas não se pode dizer isso sobre exercício. O exercício deve ser selvagem e rude. Ser capaz de pular a cavalo e atirar ao mesmo tempo; ir de batalha para batalha; sacudir as montanhas com os gritos e as cores do céu pelos rugidos de raiva; ter a força para erradicar montanhas como Hsiang Yu e a audácia de perfurar a marca como Yu Chi - tudo isso é selvagem e rude e não tem nada a ver com delicadeza. Para progredir no exercício, é preciso ser selvagem. Se alguém for selvagem, terá um grande vigor e músculos e ossos fortes. O método de exercício deve ser rude; então pode-se aplicar a sério e será fácil exercitar-se. Essas duas coisas são especialmente importantes para iniciantes.

Há três coisas a que devemos prestar atenção no exercício:

  1. perseverança,
  2. concentração de toda a nossa força e
  3. ser selvagem e rude.

Existem muitas outras coisas que requerem atenção. Aqui eu apenas indiquei os mais importantes .....


Inclusão: 22/09/2018
Última alteração: 30/08/2022