As lições de outubro

Nadezhda Krupskaya

1925


Fonte: https://medium.com/@Marighella/as-lições-de-outubro-1925-b0ebf2a07a54

Tradução: Leonardo Lamarca - da versão disponível em https://www.marxists.org/archive/krupskaya/works/october.htm

HTML: Fernando Araújo.


Dois anos atrás, Vladimir Ilyitch, falando em uma reunião plenária do Soviete de Moscou, disse que agora estávamos trilhando o caminho do trabalho prático, que não estávamos mais a tratar o socialismo como um ícone apenas para ser descrito em cores brilhantes. “Devemos tomar a estrada certa”, disse ele, “é necessário submeter tudo à prova; as massas e toda a população devem testar nossos métodos e dizer: ‘Sim, esta ordem das coisas é melhor do que a antiga’”. Essa é a tarefa que nós nos estabelecemos.

Nosso Partido, um pequeno grupo em comparação com a população total, assumiu essa tarefa. Este pequeno grupo se comprometeu a mudar tudo, e de fato mudou tudo. Que esta não é uma utopia, mas uma realidade em que vivemos foi demonstrado. Todos nós já vimos que foi feito. Tivemos que fazê-lo de tal forma que a grande maioria dos proletários e camponeses trabalhando teve que admitir: “Não é você quem se elogia, mas nós que o louvamos. Dizemos que você alcançou tantos resultados melhores que nenhum ser humano razoável jamais pensaria em retornar à velha ordem.”

O Partido trabalha continuamente e incansavelmente. Em 1924, o evento do Recrutamento de Lênin nos mostrou que as massas trabalhadoras consideram o Partido Comunista como seu Partido. Esse é um ponto importante. Esta é uma conquista real e permanente, e, por si só não é um pequeno elogio. No país, já somos louvados por muitas coisas, embora essas coisas ainda sejam pequenas. Nosso Partido dedica muita atenção ao campesinato, e não apenas a todo o campesinato, mas aos estratos mais pobres e médios. O Partido está trabalhando para a melhoria do aparelho soviético subordinado; Isso ajuda os núcleos da aldeia em seu trabalho, e espera conseguir muito. O Partido realiza uma grande quantidade de trabalho prático de toda descrição, que compreende um enorme campo de atividades, e orienta a locomotiva da história ao longo da estrada apontada por Lênin.

O Partido se dedicou seriamente à realização de trabalhos práticos. Sob nossas condições, esta é uma tarefa extremamente difícil, e por isso o Partido é tão hostil a qualquer discussão. Por esta razão, o discurso do camarada Trotsky na última barricada parecia tão estranho para a Décima Terceira Conferência do Partido. E por esta razão, uma grande indignação foi despertada pelos últimos esforços “literários” do camarada Trotsky.

Não sei se o camarada Trotsky cometeu todos os pecados capitais dos quais ele é acusado — os exageros da controvérsia são inevitáveis. O camarada Trotsky não precisa se queixar sobre isso. Ele não veio ao mundo ontem, e ele sabe que um artigo escrito no tom do Lições de Outubro é obrigado a invocar o mesmo tom na controvérsia que se seguiu. Mas esta não é a questão. A questão é que o camarada Trotsky nos convida a estudar as Lições de Outubro, mas não estabelece as linhas certas para este estudo. Ele propõe que estudemos o papel desempenhado por essa ou aquela pessoa em outubro, o papel desempenhado por essa ou aquela tendência no Comitê Central, etc. Mas isso é o que não devemos estudar.

A primeira coisa que devemos estudar é a situação internacional como existia em outubro e as relações das forças de classe na Rússia naquela época.

O camarada Trotsky nos convida a estudar isso? Não. E, no entanto, a vitória teria sido impossível sem uma profunda análise do momento histórico, sem um cálculo das reais relações de forças. A aplicação da dialética revolucionária do marxismo às condições concretas de um determinado momento, a estimativa correta desse momento, não apenas do ponto de vista do país dado, mas a nível internacional, é a característica mais importante do leninismo. A experiência internacional da última década é a melhor confirmação da veracidade desse processo leninista. Isto é o que devemos ensinar aos partidos comunistas de todos os países, e é isso que nossos jovens devem aprender com o estudo de outubro.

Mas o camarada Trotsky negligencia esta questão. Quando fala de Bulgária ou Alemanha, ele se ocupa pouco com a estimativa correta do momento. Se considerarmos os acontecimentos através dos óculos do camarada Trotsky, parece extremamente simples orientar os eventos. A análise marxista nunca foi o ponto forte do camarada Trotsky.

Esta é a razão pela qual ele subestimou o papel desempenhado pelo campesinato. Muito já foi dito sobre isso.

Devemos estudar ainda mais o Partido em outubro. Trotsky diz muito sobre o Partido, mas para ele o Partido é a equipe dos líderes, as cabeças. Mas aqueles que realmente desejam estudar Outubro devem estudar o Partido como foi em outubro. O Partido era um organismo vivo, no qual o C.C. (“os funcionários”) não era descolada do Partido, no qual os membros das organizações mais baixas do Partido estavam em contato diário com os membros do C.C. Os camaradas Sverdlov e Stalin sabiam perfeitamente o que estava acontecendo em todos os bairros de Petrogrado, em cada província e no exército. E Lenin também sabia tudo isso, embora vivia ilegalmente. Ele foi mantido bem informado e recebeu cartas sobre tudo o que ocorreu na vida da organização. E Lenin não sabia apenas como ouvir, ele também sabia muito bem como ler entre as linhas. A vitória foi possível graças precisamente ao fato de haver um contato próximo entre o C.C. e a organização coletiva.

Um Partido cujo estrato superior tivesse perdido contato com a organização nunca teria sido vitoriosa. Todos os partidos comunistas devem gravar isto em si mesmos, e organizar-se de acordo.

Onde o Partido é tão organizado, onde a equipe conhece a vontade da organização coletiva — e não apenas das resoluções — e trabalha em harmonia com essa vontade, as vacillações ou erros de membros individuais dos secretários não possuem o significado decisivo atribuído a eles pelo camarada Trotsky. Quando a história confronta o Partido com uma emergência totalmente nova e até agora sem precedentes, é natural que a situação não seja uniformemente estimada por todos, e então é tarefa da organização encontrar a linha comum correta.

Lenin invariavelmente atribuiu enorme importância à organização coletiva do Partido. Suas relações com as Conferências do Partido basearam-se nisso. Em todas as conferências do partido, ele apresentou tudo o que ele pensou desde a última Conferência do Partido. Ele se responsabilizou principalmente pela Conferência do Partido, pela organização como um todo. Em casos de divergências de opinião, apelou para a Conferência do Partido (por exemplo, na questão da Paz de Brest).

Trotsky não reconhece o papel desempenhado pelo Partido como um todo, como uma organização lançada em uma só peça. Para ele, o partido é sinônimo dos funcionários. Tomemos um exemplo: “O que é a Bolchevização do Partido Comunista?” — ele pergunta nas Lições de Outubro. Isso consiste em educar os Partidos, e assim escolher seus líderes que não saem dos trilhos quando seu Outubro vier.

Este é um ponto de vista puramente “administrativo” e totalmente superficial. Sim, a personalidade dos líderes é um ponto da maior importância. Sim, é necessário que os mais talentosos, os melhores e os mais firmes dos nossos membros sejam selecionados para o nosso secretariado: mas não é apenas uma questão de suas capacidades pessoais, mas uma questão de saber se a direção está intimamente ligada a toda a organização.

Há outro fator graças ao qual conseguimos a nossa vitória em outubro, e essa é a estimativa correta do papel e da importância das massas. Se você ler tudo o que Lenin escreveu sobre o papel desempenhado pelas massas na revolução e no desenvolvimento do socialismo, verá que a estimativa sobre o papel desempenhado pelas massas é uma das pedras angulares do leninismo. Para Lenin, as massas nunca são um meio, mas o fator decisivo. Se o Partido for para liderar milhões, deve estar em contato direto com esses milhões, deve ser capaz de compreender a vida, as dores e as aspirações das massas. Bela Kun relata que quando ele começou a falar com Lênin sobre uma guerra revolucionária contra a Alemanha, Lenin respondeu: “Eu sei que você não é um mero tagarela — faça uma para o front amanhã e veja se os soldados estão prontos para uma guerra revolucionária.” Bela Kun fez a viagem para o front e viu que Lenin estava correto.

Não encontramos nenhum apelo para o estudo deste aspecto da Revolução de Outubro nas Lições de outubro. Pelo contrário. Ao formar sua estimativa dos eventos alemães, o camarada Trotsky subestima a passividade das massas.

Um certo Syrkin colocou uma interpretação muito absurda no livro de John Reed. Muitas pessoas são da opinião de que não devemos colocar o livro de John Reed nas mãos dos jovens. Contém imprecisões e lendas. A história do Partido não deveria ser aprendida com Reed. Por que então Lenin recomendou esse livro tão calorosamente? Porque, no caso do livro de John Reed, esta questão não é o ponto principal. O livro nos dá uma descrição excelente e artística da psicologia e das tendências do sentimento entre as massas das forças armadas e os trabalhadores que realizaram a revolução de outubro e a torpeza da burguesia e seus servos. John Reed permite que o mais jovem comunista apreenda o espírito da revolução muito mais rapidamente do que a leitura de dezenas de protocolos e resoluções. Não basta que a nossa juventude conheça apenas a história do Partido, é da mesma importância que eles sintam o pulsar da revolução de outubro. Como os nossos jovens podem se tornar comunistas se não conhecem nada mais do que as condições do Partido na sua importação mais estreita e não sentem o que a guerra e a revolução foram?

O camarada Trotsky aborda o estudo de outubro pelo lado errado. A estimativa incorreta de outubro é apenas um passo removido de uma estimativa errada da realidade e das estimativas erradas de uma série de fenômenos de imenso significado. A estimativa errada da realidade leva a decisões e ações erradas. Qualquer um pode compreender isso. O que aconteceu não pode ser desfeito. Uma vez que as Lições de outubro viram a luz do dia, elas devem ser totalmente discutidas na imprensa e na organização do Partido. Isso deve ser feito de uma forma acessível a todos os membros do Partido.

Nosso Partido agora aumentou muito em números. Grandes massas de trabalhadores estão se juntando ao Partido, e esses trabalhadores não estão suficientemente esclarecidos sobre as questões levantadas pelo camarada Trotsky. As coisas perfeitamente claras para um velho bolchevique, que lutou decididamente pela linha leninista, não são claras para o jovem membro do Partido. Os leninistas devem aprender, acima de tudo, a não dizer isso: “A discussão desta questão nos perturba na nossa aprendizagem”. Pelo contrário, a discussão desta questão nos permitirá obter uma compreensão ainda mais profunda do leninismo.

O camarada Trotsky dedicou todos os seus poderes à luta pelo Poder Soviético durante os anos decisivos da revolução. Ele manteve-se heroicamente em sua posição difícil e responsável. Ele trabalhou com energia sem precedentes e realizou maravilhas no interesse da salvaguarda da vitória da revolução. O Partido não esquecerá isso.

Mas as conquistas de Outubro ainda não foram totalmente consumadas. Devemos continuar a trabalhar com determinação para a sua realização. E aqui seria perigoso e desastroso desviar-se do caminho historicamente testado do leninismo. E quando um camarada como Trotsky pisa, mesmo inconscientemente, o caminho da revisão do leninismo, então o Partido deve pronunciar-se.


Inclusão: 21/11/2021