Tinta Vermelha

Antonio Gramsci

4 de abril de 1919


Primeira Edição: Avanti!, 4 April 1919

Tradução: Elita de Medeiros - da versão disponível em https://www.marxists.org/archive/gramsci/1919/04/red-ink.htm

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


O balanço da Rússia Soviética é negativo, cruelmente negativo. O “Momento” chora por causa disso como um bezerrinho, o “Momento” sofre por causa disso com toda a sua alma franciscana. Pensem, pensem: 13.700 pessoas executadas como contrarrevolucionários em primeiro de janeiro de 1919, sem contar os condenados “na intuição”; pensem, pensem, o próprio comissário Lissoflski declarou isso. E um déficit de dezessete bilhões; pensem, pensem, chorem, chorem, oh coraçõezinhos de manteiga alojados nos seios de algodão doce da terna Ordem da Adoração Perpétua ou dos padres do sentimento. Vade retro, oh comunismo, aqui a água benta contra o soviético; monstros cruéis apocalípticos mais básicos, vocês nunca tentarão a Ordem mais terna, nunca ouvirão o Te Deum em sua glória.

Quando foi que alguma vez apareceu, na terra imaculada, uma máquina de abate, um flagelo destruindo vidas e bilhões, tão horrível quanto a Revolução Soviética? O que foi a matança dos albigenses? Uma brincadeira de jardim de infância: e por favor, não pensem por um momento que o Papa Inocêncio foi um precursor da “intuição,” quando ele pregou sobre matar, matar, tanto que o Senhor Misericordioso, em Sua onisciência, separa a ovelha branca daquelas que têm vermes; vocês só se mostrariam vulgares anticlericais, sem um rudimento de teologia ou catecismo.

O que foi a guerra dos camponeses na Alemanha? Um brinquedo de Nuremberg, mesmo que se afirme que destruiu doze milhões de vidas humanas. O que foram as destruições dos flamengos, dos incas e dos rudes levadas a cabo pelos reis mais católicos da Espanha? Eles eram serviços para a santa fé, devotadas tarefas de vassalos de Nosso Onipotente Senhor Jesus. O que foram, o que significaram os dez milhões de mortos e dez milhões de inválidos e feridos, herança da guerra que Sua Santidade Bento XVI chamou de “massacre inútil”, mas que o “Momento” acredita muito útil, embora Sua Santidade seja o Pontífice da Igreja Católica, enquanto “Momento” é apenas o órgão do Partido Popular Italiano.

O que foram os vinte milhões de mortos pela gripe espanhola, ou praga do pulmão, que é uma praga da guerra, causada, propagada e cultivada pelas condições criadas e deixadas pela guerra? O que são as milhares e milhares de criaturas humanas que morrem todos os dias de fome, escorbuto e exposição na Romênia, na Boêmia, na Armênia e na Índia, para referir apenas os países amigos da Entente.

O que é o déficit de oitenta bilhões nas contas italianas, os cento e vinte bilhões nas contas francesas, os duzentos bilhões em danos causados ​​pela guerra?

O que foram os cento e cinquenta milhões de russos exterminados pelo governo czarista na repressão aos soviéticos em 1905? O que seriam os vinte milhões de russos exterminados se a contrarrevolução dos Generais Krasnof, Denikin e Kolchak tivesse triunfado, os amigos da Entente que empalam e expõem por três dias um trabalhador em cada dez nas cidades que conseguem reconquistar, os amigos da Entente que enviam carroças blindadas cheias de soldados soviéticos despedaçados para Petrogrado.

O que são eles, o que eles são? Ninharias, nadas, ações magnânimas comparadas aos 13.700 executadas e ao déficit de 17 bilhões. A revolução social é um flagelo, o monstro apocalíptico. O que é a vida de um proletário, o que vale a vida de um proletário quando comparada com a vida de um burguês? Vocês estudam economia, então, certamente um burguês vale pelo menos dez proletários; então os 13.700 fuzilados pelos soviéticos valem 137 milhões de proletários e eles não são 137 milhões de proletários que o capitalismo internacional sangrou por seus assuntos para fertilizar suas massas.

Chorem, chorem, então, terna Ordem e mais delicados padres do Piemonte, e não permitam a si mesmos serem tentados pelo comunismo, pelos soviéticos, pela revolução social.


Inclusão: 17/04/2021