A Verdadeira Amizade

Fidel Castro

20 de Agosto de 2014


Fonte: Cuba Debate

Transcrição e HTML: Fernando Araújo.


capa

Ontem recebi a visita do Presidente da República Bolivariana da Venezuela, quem realizou uma viagem ao exterior vinculado à defesa de importantes interesses petroliferos do país.

Durante sua passagem por Cuba aproveitou para fazer contato comigo e  me cumprimentou pessoalmente como o tinha prometido em 13 de agosto do presente ano quando tive o privilégio de completar 88 anos. Esse dia me deu como presente algumas frutas, dentre elas, algumas pequenininhas como pérolas, que eu nem sequer nunca tinha visto e que têm um excelente sabor. Também me deu como presente um agasalho esportivo, presente dos atletas venezuelanos que procuram lauréis para seu país.

Alegrou-me muito que realizasse tão de imediato sua visita, não apenas pela honra que implica a sua presença e pela ação rápida que requer a difícil tarefa de levar à frente a épica luta de Hugo Chávez, mas também pelas atividades excepcionais que está realizando.

Nosso mundo está vivendo um momento excepcional e único, cada dia é maior o número de pessoas que fica pendente disso. Dentre esses acontecimentos, um dois mais dramáticos é o genocídio que é levado a cabo na Faixa de Gaza, onde 1,8 milhões de seres humanos moram encurralados entre o deserto, o mar e o poderio militar de um país do Oriente Médio, onde o império mais poderoso que nunca existiu tem criado ao longo de mais de meio século, e a um custo, de acordo com algumas estimativas, que se aproxima a cem bilhões de dólares, uma potência militar nuclear sofisticada e, ao mesmo tempo, irresponsável. Muitas pessoas se perguntam: Quem governa a quem, os Estados Unidos governam o Israel ou o Israel governa os Estados Unidos?

Os fatos são visíveis. Mísseis com alvos programados, bombardeiros velozes e precisos, artilharia blindada e tanques modernos atacam prédios cheios de pessoas, bem como atacam hospitais, escolas e instalações de serviço assassinando crianças, jovens, anciãos, mães e pais indefensos.

Antes aconteciam fatos atrozes. Sem voltar, naturalmente a passados milênios, mas sim às lutas que aconteciam antes da Segunda Guerra Mundial: a guerra da Etiópia, a Guerra Civil da Espanha, o bombardeio de Guernica, a guerra do Japão para conquistar a China, as intervenções dos Estados Unidos na América Latina; fatos que causavam comoção, mas que não se assemelhavam em nada às arrepiantes cenas que hoje se observam nas imagens que cada cidadão acompanha em seus lares. Os políticos ficam perturbados e o caos é evidente na política mundial.

Por isso resultou tão útil o encontro com o Presidente venezuelano. Pareceu-me que guardar silêncio não beneficiaria ninguém. Com a maior sinceridade lhe parabenizei pelo que estava fazendo em prol do povo mártir da Faixa de Gaza, pois os países que sofrem uma tragédia merecem uma ajuda continua na medida dos recursos de um país, por dura que seja a sua própria situação. Isso foi o que Cuba fez, mesmo nos seus tempos mais difíceis, sob o feroz bloqueio ianque que já dura mais de meio século.

O que a Venezuela faz hoje é um exemplo extraordinário. São conhecidas as medidas punitivas do imperialismo contra ela, desde as tentativas de derrubar Chávez com o apoio da oligarquia fascista da Venezuela e a sua possível eliminação. Chávez nunca vacilou e foi solidário com a nossa Pátria nos tempos mais difíceis.

Parabenizei Maduro por sua extraordinária solidariedade com o povo heróico da Faixa de Gaza. Logo que chegaram as notícias sobre o genocídio e sobre o elevado número de crianças, mães e de outras pessoas feridas ou assassinadas pelos tanques genocidas do Israel, ordenou preparar um avião militar de carga, de fabricação norte-americana, que apenas com grandes dificuldades pode ultrapassar o bloqueio de peças por seus fabricantes, e enviá-lo com equipamentos, remédios e alimentos essenciais ao Egito rumo a Gaza; além disso, enviou ao incansável Ministro das Relações Exteriores ao Cairo a fim de obter o apoio pertinente para fazer chegar a carga a quem  precisa desses produtos.

Desde então os corajosos pilotos venezuelanos transportam sua carga humanitária, que permite salvar mães, crianças e anciãos da morte. No entanto, hoje lia uma notícia da agência AP procedente da Venezuela, na qual se publicam declarações da “Associação de Clínicas e Hospitais da Venezuela, que agrupa” a “centros de saúde privados do país”, pedindo ao Governo que seja declarada uma “emergência humanitária” para encarar a “escassez de imputs, de remédios, equipamentos médicos e de peças de reposição” que, afirmam, “colocam em risco a vida da população.”

Que enorme casualidade! Esta demanda realiza-se precisamente quando na Faixa de Gaza está acontecendo o genocídio ianque-israelita da zona mais pobre e superpovoada dessa comunidade que tem morado lá ao longo de milénios.

Isso torna ainda mais louvável a conduta de Maduro e dos militares e especialistas venezuelanos que levam a cabo tão exemplar ação diante da tragédia do povo irmão da Palestina.

Muitas coisas poderiam ser ditas sobre este fato salientando se o Homo Sapiens conseguisse viver – o que estaria nas suas mãos - , e não se extermina a si próprio.

Durante um percurso pelas áreas que implicam grandes perspectivas alimentares, apareceram duas trabalhadoras. Perguntei-lhes se conheciam o acompanhante. Olharam para ele  e disseram: “O presidente Maduro”, e sorriram com picardia. Perguntei-lhes qual era seu nível de escolaridade. A mais nova disse: “ensino médio superior”. A outra, ainda jovem e forte respondeu que era formada como professora de Educação Física e Esportes, área na qual trabalhou vários anos. Finalmente lhes perguntei se estariam dispostas a trabalhar na Venezuela, e com entusiasmo me responderam: “Claro que sim!”.

Não me estendo se pretendo publicar este escrito hoje mesmo, como lhe expressei ao Presidente venezuelano.


Fonte
logo
Inclusão 09/07/2019