A Necessidade de Enriquecer nossos Conhecimentos

Fidel Castro

29 de Março de 2012 


Fonte: Cuba Debate - Contra o Terrorismo Midiático.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo.
Direitos de Reprodução: Licença Creative Commons licenciado sob uma Licença Creative Commons.

capa

As cenas fílmicas da matança na Líbia, que começam a ser conhecidas, indignam pela ausência total de humanismo e pelas grosseiras mentiras que serviram de pretexto para invadir e apoderar-se dos recursos naturais daquele país.

Com mais de 25 mil missões de combate a aviação militar da OTAN apoiou o monstruoso crime.

Afirmaram que o Governo da Líbia possuía fundos no exterior que ultrapassavam os 200 bilhões de dólares. Ninguém sabe neste instante onde é que está e o que foi feito com esse dinheiro.

Um processo eleitoral fraudulento garantiu o despojo da presidência do país mais poderoso em favor de George W. Bush, um alcoólico sem tratamento médico nem os mais elementares princípios éticos, quem ordenou aos formados de West Point estarem prontos para realizar um ataque surpresa e sem prévio aviso a 60 ou mais escuros cantos mundo.

Semelhante alienado, através de uma pequena mala, podia decidir o uso de milhares de armas nucleares; com uma percentagem mínima das mesmas podia pôr fim à vida humana no planeta.

É triste lembrar que no lado oposto da superpotência ianque, outro alienado, com três garrafas de vodka no estômago, proclamou a desintegração da URSS e o desmantelamento de mais de 400 posições nucleares a cujo alcance estavam todas as bases militares que ameaçavam aquele país.

Aqueles acontecimentos não constituíram uma surpresa. Ao longo de muitos anos de luta, a experiência adquirida, o contacto com os acontecimentos, as idéias e os processos históricos não causavam nenhuma surpresa.

Hoje os dirigentes russos tentam reconstruir aquele poderoso Estado que tanto esforço e sacrifício custou criar.

Quando o Papa João Pulo II visitou nosso país no ano 1998, em várias ocasiões antes de sua chegada conversei sobre diferentes temas com algum dos seus enviados. Lembro particularmente o momento em que nos sentamos a jantar numa pequena sala do Palácio da Revolução com Joaquim Navarro Valls, Porta-voz do Papa, sentado diante de mim. À direita estava um sacerdote amável e inteligente que veio com o Porta-voz e que acompanhava João Paulo II nas missas.

Curioso pelos detalhes, eu perguntei a Navarro Valls: Você acha que o imenso céu com milhões de estrelas foi feito para prazer dos habitantes da terra quando nos dignamos olhar para cima alguma noite? "Absolutamente" — me respondeu. "É o único planeta habitado do Universo".

Me dirijo então ao sacerdote e lhe digo: O que você acha sobre isso padre? Me respondeu: "No meu entender há 99,9 por cento de possibilidades de que exista a vida inteligente nalgum outro planeta". A resposta não violava nenhum princípio religioso. Mentalmente multipliquei não se sabe quantas vezes a cifra. Era o tipo de resposta que eu considerava correta e séria.

Depois aquele nobre sacerdote foi sempre amistoso com nosso país. Para partilhar a amizade não é preciso partilhar as crenças.

Hoje terça-feira, como acontece cada vez mais, uma entidade européia de conhecida solvência sobre o tema exprime textualmente: 

"Poderia existir milhares de milhões de planetas não muito mais grandes do que a Terra orbitando fracas estrelas na nossa galáxia, de acordo com uma equipe internacional de astrônomos.

"Este número estimado de 'super-Terras' - planetas com até dez vezes a massa da Terra - está baseado nas detecções já realizadas e mais tarde extrapoladas para incluir a população das denominadas 'estrelas anãs' da Via Láctea." 

"Nossas novas observações com Harps concluem que aproximadamente 40% das estrelas anãs vermelhas têm uma 'super-Terra' orbitando-as na sua zona habitável, onde pode existir água em estado líquido na superfície do planeta', disse Xavier Bonfils, chefe da equipe do Observatório de Ciências do Universo de Grenoble, na França.

Devido a que as estrelas anãs vermelhas são tão comuns - há perto de 160.000 bilhões delas na Via Láctea - isto nos leva aos surpreendentes resultados de que existem dezenas de milhões desses planetas apenas em nossa galáxia." 

"Seus estudos sugerem que há 'super-Terras' nas zonas habitáveis no 41% dos casos, numa faixa entre 28 a 95%.

"'40% das estrelas anãs vermelhas tem uma 'super-Terra' orbitando-as na sua zona habitável, onde pode existir água em estado líquido'".

"Isso coloca uma pergunta óbvia, acerca de que se algum desses planetas não é apenas habitável senão que tem vida." 

"Mas, estas estrelas são devidas às erupções estelares, que podem banhar os planetas mais próximos com raios X ou com radiação ultravioleta, o que poderia reduzir a probabilidade de que exista vida.

"Temos idéia de como encontrar vestígios de vida nesses planetas', disse o investigador do Observatório de Genebra, Stéphane Udry." 

"'Se podemos ver vestígios de elementos vinculados à vida como oxigênio nessa luz, então poderíamos obter indícios sobre se há vida nesse planeta.'"

A simples leitura dessas notícias demonstram a possibilidade e a necessidade de enriquecer nossos conhecimentos, hoje fragmentados e dispersos.

Talvez nos conduza a posições mais críticas acerca da superficialidade com que abordamos problemas tanto culturais quanto materiais. Eu não tenho nenhuma dúvida de que nosso mundo muda mais aceleradamente do que somos capazes de imaginar.


logo
Inclusão 08/09/2019