Aquilo que passou por minha mente

Fidel Castro

11 de maio de 2009


Fonte: Cuba Debate - Contra o Terrorismo Midiático

Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo


capa

 Hoje foi anunciada a presença do vírus de influenza A (H1N1) em Cuba. O portador é um jovem cidadão mexicano que estuda medicina em nosso país. O único que pode ser afirmado agora é que não foi introduzido pela CIA. Veio do México.

Do quê é que se queixava o Presidente mexicano, com respeito às medidas que Cuba adotou, de acordo com as normas estabelecidas e sem a menor intenção de afetar o irmão povo do México? Estávamos longe de imaginar que ali e nos Estados Unidos seria desatada a epidemia.

As autoridades mexicanas não lhe informaram ao mundo a presença da mesma esperando a visita de Obama, agora nos ameaçam com suspender a do presidente Calderón que já fora suspensa com antecedência por outras causas compreensíveis e alheias à epidemia. Neste momento nós e dezenas de outros países somos castigados injustamente e ainda por cima nos acusam de adotar medidas lesivas contra o México.

“Na verdade, ia visitar Cuba nestes dias ou nas próximas semanas, mas como Cuba impediu os vôos para o México” ―declarou o Presidente do México―, “talvez não poderei ir, pode ser uma das conseqüências não previstas que não têm o fundamento técnico suficiente,”

acrescentou Calderón, segundo foi informado por uma importante agência de notícias européia.

No dia seguinte outra agência desse continente publicou o mesmo. Nem sequer nisso foram claras as autoridades desse país. Agora ficamos como injustos, sem fundamentos técnicos e país hostil ao povo do México.

Os estudantes mexicanos não têm a mais mínima culpa, são excelentes pessoas, bem como os professores e trabalhadores cubanos da escola, cumprindo com rigor as medidas de controle pertinente que as circunstâncias impuseram.

O mais justo é que o povo mexicano seja informado que na Declaração Final da Cúpula de Chanceleres do Movimento de Países Não Alinhados em três de seus parágrafos finais se afirma:

“Os Ministros do Movimento de Países Não Alinhados… expressam sua profunda preocupação e  solidariedade com o Governo e o povo do México tendo em conta a grave situação criada pelo surto de influenza suína nesse país.

“Os Ministros solicitam à Organização Mundial da Saúde e às organizações financeiras internacionais oferecer total apoio logístico e financeiro ao governo e ao povo do México em seus esforços por combater de imediato e de forma eficaz esta epidemia.

“Neste sentido, os Ministros exortaram à Organização Mundial da Saúde, em coordenação com as autoridades do México, para garantir um acompanhamento sistemático e apropriado com o objetivo de conter a propagação ulterior desta epidemia.”

Simplesmente, expresso as idéias daquilo que passou por minha mente na medida que iam chegando as notícias.


logo
Inclusão: 11/01/2020