Junte-se ao MIA
 
Novidades 2008
 
27 Dez
26 Dez
25 Dex Álbum de Imagens: incluído album com 47 fotos de Prestes. Colaboração de Fernando Araújo.
24 Dez
23 Dez
Imprensa Proletária: "Stálin e as Forças Armadas Soviéticas". Artigo escrito por N. Bulgánin, publicado em "Problemas Revista Mensal de Cultura Política", edição nº 26 - Maio 1950. Colaboração de Fernando Araújo.
22 Dez
Marx/Engels: As Pretensas Cisões na Internacional - Circular Privada do Conselho Geral da Associação Internacional dos Trabalhadores. circular privada do Conselho Geral da Associação Internacional dos Trabalhadores, cujas teses essenciais foram formuladas por Marx na reunião do Conselho de 5 de Março de 1872. Marx e Engels denunciaram aí o bakuninismo como uma das manifestações do sectarismo hostil ao movimento operário, que se caracterizou sobretudo pelo seu atraso no plano teórico, pelo seu isolamento do movimento revolucionário de massas, pelo seu dogmatismo e pelo seu aventureirismo «revolucionário». Desvendavam aí também as raízes sociais do sectarismo, resultante da influência exercida pela pequena burguesia sobre a classe operária. Para se contrapor às seitas, sublinhavam Marx e Engels, a classe operária devia possuir a sua própria organização revolucionária de massas. Essa organização era a Internacional, organização de combate dos proletá­rios de todos os países. A satisfação da reivindicação dos bakuninistas de reduzirem o Conselho Geral a uma mera repartição de correspondência e estatística significaria a renúncia do proletariado a criar a sua organização própria, disciplinada e ideologicamente unida. A luta de Marx e Engels em torno da questão das funções do Conselho Geral era no fundo uma luta pelos princípios organizativos do partido proletário. Colaboração de Edições Avante! e Fernando Araújo.
21 Dez
Althusser: Sobre Brecht e Marx. Colaboração da Revista Crítica Marxista, Danilo Martuscelli e Fernando Araújo.
20 Dez
19 Dez
18 Dez
Althusser: O Marxismo Como Teoria "Finita". Colaboração da Revista Outubro, Danilo Martuscelli e Fernando Araújo.
17 Dez Marx/Engels/Willich: Dos Refugiados Prussianos para o Editor do The Sun.
16 Dez
Althusser: A Querela do Humanismo. Colaboração da Revista Crítica Marxista, Danilo Martuscelli e Fernando Araújo.
15 Dez
Marx/Engels/Willich: Espiões Prussianos em Londres.
14 Dez
13 Dez
Marx/Engels/Schapper/Bauer/Moll/Wolff: Demandas do Partido Comunista na Alemanha. Escrito por Karl Marx e Friedrich Engels entre 21 (quando Engels chegou em Paris vindo de Bruxelas) e 24 de março de 1848. Esse documento foi discutido pelos membros da Autoridade Central, que aprovaram e o assinaram como o programa político da Liga Comunista na revolução que estourou na Alemanha.
12 Dez Prestes: Entrevista ao Programa Roda Viva. Colaboração de Fernando Araújo.
11 Dez
Marx: Perseguição de Estrangeiros em Bruxelas. Nesse artigo, Marx utilizou as notas que ele fez no começo de Março de 1848 acerca da prisão, maus tratos e explusão de Wilhelm Wolff pela polícia de Bruxelas.
10 Dez
09 Dez
08 Dez
07 Dez
06 Dez
Imprensa Proletária: incluído o artigo "A Aproximação de uma Nova Crise Econômica no Mundo Capitalista". Artigo escrito por V. Tcheprakov, publicado em "Problemas Revista Mensal de Cultura Política", edição nº 26 - Maio 1950. Colaboração de Fernando Araújo.
Álbum de Imagens: incluído album com 2 vídeos e mais de 400 fotos de Lênin. Colaboração de Fernando Araújo.
05 Dez
04 Dez
03 Dez
Luxemburgo: Assembléia Nacional ou Governo dos Conselhos? Direitos de reprodução gentilmente cedidos pela Associação Política Socialista Revolucionária. Colaboração de Barlavento - Observatório de Esquera,
02 Dez
01 Dez
Documentos Históricos: Democracia Socialista e Ditadura do Proletariado (em formato pdf)- documento programático aprovado, em janeiro de 1985 no XII Congresso Mundial da IV Internacional.
30 Nov
29 Nov
28 Nov
27 Nov
26 Nov
Engels: As Crises Comerciais na Inglaterra – O Movimento Cartista – Irlanda. Com esse artigo Engels começou a contribuir para o jornal dos republicanos democratas franceses e socialistas pequeno-burgueses, La Réforme. Determinado a usar a imprensa radical francesa para espalhar as idéias comunistas e promover unidade internacional do proletariado revolucionário e dos círculos democráticos nos países europeus.
25 Nov
Trotsky: O Triunfo de Estaline. (texto em português da Galiza). Colaboração do C.E.I.P. Léon Trotsky, José André Lôpez Gonçâlez e Fernando Araújo.
24 Nov
Imprensa Proletária: incluído o artigo "Figuras do Movimento Operário Lênin, a Águia das Montanhas". Discurso pronunciado por Stálin na solenidade organizada pelos alunos da Escola Militar do Kremlin, a 28 de janeiro de 1924. , publicado em "Problemas Revista Mensal de Cultura Política", edição nº 32 - Jan-Fev 1951. Colaboração de Fernando Araújo.
23 Nov
Imprensa Proletária: incluído o artigo "A Agressão dos Estados Unidos Contra a China". Discurso do Representante do Governo Popular Central da República Popular Chinesa, na sessão de 28 de novembro de 1950 do Conselho de Segurança da ONU, publicado em "Problemas Revista Mensal de Cultura Política", edição nº 32 - Jan-Fev 1951. Colaboração de Fernando Araújo.
17 Nov
Marx: A Guerra Civil em França. A Guerra Civil em França: uma das mais importantes obras do comunismo científico, na qual, na base da experiência da Comuna de Paris, foram desenvolvidas as principais teses da doutrina marxista sobre a luta de classes, o Estado, a revolução e a ditadura do proletariado. Redigida como mensagem do Conselho Geral da I Internacional a todos os membros da Associação na Europa e nos Estados Unidos, teve como objectivo armar a classe operária de todos os países com a compreensão da essência e do significado da luta heróica dos communards, colocar ao alcance de todo o proletariado a experiência histórica-mundial desta luta. Neste trabalho foi confirmada e desenvolvida a tese, exposta por Marx na Obra "O 18 de Brumário de Louis Bonaparte", da necessidade de o proletariado quebrar a máquina de Estado burguesa. Marx chega à conclusão de que a "classe operária não pode apossar-se simplesmente da maquinaria de Estado já pronta e fazê-la funcionar para os seus próprios objectivos". Deve quebrá-la e substituí-la por um Estado do tipo da Comuna de Paris. Esta conclusão de Marx sobre o Estado de novo tipo - do tipo da Comuna de Paris - como forma actual da ditadura do proletariado constitui o principal conteúdo da nova contribuição dada por Marx para a teoria revolucionária. Colaboração de Edições Avante! e Fernando Araújo.
16 Nov
Marx: Segunda Mensagem do Conselho Geral da Associação Internacional dos Trabalhadores Sobre a Guerra Franco-Prussiana. A Segunda Mensagem sobre a atitude da Internacional em relação à guerra franco-prussiana, escrita por Marx por encargo do Conselho Geral em Setembro de 1870, junto com a Primeira Mensagem exprimem a posição da classe operária em relação ao militarismo e à guerra, a luta de Marx e Engels contra as guerras de conquista, pela aplicação dos princípios do internacionalismo proletário. Fundamentando de modo convincente as principais teses da doutrina marxista sobre as causas sociais das guerras de rapina, desencadeadas no interesse das classes dominantes, Marx mostra que as guerras de conquista têm também como fim esmagar o movimento revolucionário do proletariado. Marx sublinha em particular a unidade de interesses entre os operários franceses e alemães e apela para que desenvolvam uma luta conjunta contra a política de conquista das classes dirigentes de ambos os países. Colaboração de Edições Avante! e Fernando Araújo.
12 Nov
Stálin: Uma Vez Mais Sobre o Desvio Social-Democrata em Nosso Partido. Informe apresentado ao VII Pleno Ampliado do Comitê Executivo da Internacional Comunista que se realizou de 22 de novembro até 16 de dezembro de 1926, em Moscou. Neste informe Stálin trata da sua polêmica com o Bloco Oposicionista (principalmente com Trotsky, Kamenev e Zinoviev) em relação à questão da construção do socialismo em um só país. Colaboração de Fernando Araújo.
08 Nov
Imprensa Proletária: incluído o artigo "O Proletariado e a Defesa de Prestes", publicado em "Problemas Revista Mensal de Cultura Política", edição nº 32 - Jan-Fev 1951. Colaboração de Fernando Araújo.
05 Nov
Mandel: A Crise do Sistema Monetário Internacional. (texto em português da Galiza). Colaboração de José André Lôpez Gonçâlez e Fernando Araújo.
04 Nov
02 Nov
28 Out
Imprensa Proletária: incluído o artigo "Dois Mundos — Duas Ideologias", escrito pelo Acadêmico G. Aleksándrov e publicado em "Problemas Revista Mensal de Cultura Política", edição nº 58 - Jun 1954. Colaboração de Fernando Araújo.
26 Out
25 Out
Lênin: O Que Fazer Para Aprender o Comunismo?. Colaboração do Jornal A Verdade, Rafael Freire e Fernando Araújo. Substituído em 09 de março 2012 por versão mais completa. Substituído novamente em 08 de agosto de 2012 pela versão integral intitulada "As Tarefas das Uniões da Juventude".
24 Out
Imprensa Proletária: incluído o artigo "Discurso na Assembléia de Eleitores no Distrito Eleitoral Urbano de Moscou", proferido por N. A. Bulganin e publicado em "Problemas Revista Mensal de Cultura Política", edição nº 58 - Jun 1954. Colaboração de Fernando Araújo.
23 Out
Marx: Primeira Mensagem do Conselho Geral da Associação Internacional dos Trabalhadores Sobre a Guerra Franco-Prussiana. A Primeira Mensagem sobre a atitude da Internacional em relação à guerra franco-prussiana, escrita por Marx por encargo do Conselho Geral imediatamente após o início da guerra, e também a Segunda Mensagem, escrita por ele em Setembro de 1870, exprimem a posição da classe operária em relação ao militarismo e à guerra, a luta de Marx e Engels contra as guerras de conquista, pela aplicação dos princípios do internacionalismo proletário. Fundamentando de modo convincente as principais teses da doutrina marxista sobre as causas sociais das guerras de rapina, desencadeadas no interesse das classes dominantes, Marx mostra que as guerras de conquista têm também como fim esmagar o movimento revolucionário do proletariado. Marx sublinha em particular a unidade de interesses entre os operários franceses e alemães e apela para que desenvolvam uma luta conjunta contra a política de conquista das classes dirigentes de ambos os países. Colaboração de Edições Avante! e Fernando Araújo.
21 Out
Imprensa Proletária: incluído o artigo "Sobre as Leis Mais Gerais do Desenvolvimento da Produção", escrito por F. Vassíliev e publicado em "Problemas Revista Mensal de Cultura Política", edição nº 58 - Jun 1954. Colaboração de Fernando Araújo.
19 Out
Álbum de Imagens: incluído album com fotos de Marx e Engels. Colaboração de Fernando Araújo.
18 Out
Engels: Introdução à Edição de 1891 de "A Guerra Civil em França". A presente introdução foi escrita para a terceira edição alemã do trabalho de Marx A Guerra Civil em França, publicada em 1891 para comemorar o vigésimo aniversário da Comuna de Paris. Depois de apontar o significado histórico da experiência da Comuna de Paris e da sua generalização teórica por Marx em A Guerra Civil em França, Engels, na sua introdução, acrescentou um certo número de dados referentes à história da Comuna de Paris, em particular sobre a actividade dos blanquistas e dos proudhonistas participantes na Comuna. Colaboração de Edições Avante! e Fernando Araújo.
17 Out
16 Out
13 Out
Imprensa Proletária: incluído o artigo "Que é Formação Econômico-Social", escrito por V. Platkóvski e S. Titarenko e publicado em "Problemas Revista Mensal de Cultura Política", edição nº 58 - Jun 1954. Colaboração de Fernando Araújo.
12 Out
Imprensa Proletária: incluído o artigo "Experiências do PCUS: A Seleção e a Educação dos Quadros Propagandistas", escrito por O. Gubariéva e publicado em "Problemas Revista Mensal de Cultura Política", edição nº 58 - Jun 1954. Colaboração de Fernando Araújo.
11 Out
Imprensa Proletária: incluído o artigo "A Reprodução Socialista Ampliada", escrito por O. Gubariéva e publicado em "Problemas Revista Mensal de Cultura Política", edição nº 58 - Jun 1954. Colaboração de Fernando Araújo.
10 Out
Imprensa Proletária: incluído o artigo "A Formação da República Democrática Alemã - Reviravolta Decisiva na História da Europa", escrito por I. Fedotov e publicado em "Problemas Revista Mensal de Cultura Política", edição nº 25 - Mar-Abr 1950. Colaboração de Fernando Araújo.
09 Out
06 Out
Imprensa Proletária: incluído o artigo "Extensão da Crise Econômica nos Países Capitalistas", escrito por V. Leonídov e publicado em "Problemas Revista Mensal de Cultura Política", edição nº 25 - Mar-Abr 1950. Colaboração de Fernando Araújo.
03 Out
Engels: Discurso Sobre a Acção Política da Classe Operária. A questão da acção política da classe operária foi o principal tema dos trabalhos da Conferência de Londres e foi analisada em todos os aspectos nos discursos de Marx e Engels. A Conferência aprovou a resolução «Sobre a Acção Política da Classe Operária», cuja parte principal foi, por decisão do Congresso da Haia, incluída nos Estatutos Gerais da Associação Internacional dos Trabalhadores. Colaboração de Edições Avante! e Fernando Araújo.
30 Set
Imprensa Proletária: incluído o artigo "O Comandante Genial da Grande Guerra Patriótica", escrito por K. Vorochilov e publicado em "Problemas Revista Mensal de Cultura Política", edição nº 25 - Mar-Abr 1950. Colaboração de Fernando Araújo.
29 Set
Marx: Extracto de Uma Particiapação Confidencial. Texto escrito por Marx no quadro da agudização da luta dos partidários de Bakúnine dentro da Internacional contra o Conselho Geral, Marx e os seus partidários. A presente edição compreende os quarto e quinto pontos da Participação Confidencial que explicam a posição do Conselho Geral em relação ao movimento operário inglês e ao movimento de libertação nacional da Irlanda, que era especialmente atacada pelos bakuninistas.
Partindo da importância que nessa época tinha o movimento operário inglês na luta geral do proletariado internacional e da correspondente necessidade de o Conselho Geral o dirigir directamente, Marx explica no ponto quarto por que é que não era oportuno criar em Inglaterra, a exemplo de outros países, um Conselho Federal da Internacional.
No ponto quinto, Marx mostra, com base no exemplo da Irlanda e da Inglaterra, a ligação entre a luta de libertação dos povos oprimidos e a revolução proletária, o papel das nacionalidades subjugadas como aliadas naturais do proletariado. Colaboração de Edições Avante! e Fernando Araújo.
21 Set
Marx: O Conselho Geral da Associação Internacional dos Trabalhadores — Aos Membros do Comitê da Secção Russa em Genebra. A Secção Russa da I Internacional foi fundada na Primavera de 1870 na Suíça por um grupo de refugiados políticos russos —jovens democratas, raznotchínets (intelectuais não pertencentes à nobreza), educados nas ideias dos grandes democratas-revolucionários Tchernichévski e Dobroliúbov. A 12 de Março de 1870 o Comité da Secção enviou ao Conselho Geral o seu programa e os seus estatutos, e uma carta a Marx pedindo-lhe que fosse o seu representante no Conselho Geral da Associação Internacional dos Trabalhadores. Na reunião do Conselho Geral de 22 de Março de 1870 a Secção Russa foi admitida na Internacional, e Marx aceitou a responsabilidade de a representar no Conselho Geral. Colaboração de Edições Avante! e Fernando Araújo.
20 Set
Stálin: Comentários Sobre Temas Atuais. Neste artigo Stálin comenta as ameaças de uma nova guerra imperialista e analisa a política do Comintern em relação à Revolução Chinesa. Colaboração de Fernando Araújo.
18 Set
Engels: Nota Prévia a «A Guerra dos Camponeses Alemães». Quando preparava a publicação da terceira edição de A Guerra dos Camponeses Alemães Engels acrescentou ao prefácio de 1870 importantíssimas observações sobre a importância da teoria no movimento operário e socialista. O aditamento ao prefácio contém indicações sobre o carácter, as tarefas e as formas de luta da classe operária e do seu partido. Engels define três direcções, indissoluvelmente ligadas entre si, nas quais deve ser travada a luta da classe operária: nos domínios teórico, político e económico-prático. Colaboração de Edições Avante! e Fernando Araújo.
16 Set
Imprensa Proletária: incluído o artigo "A Vitória do Leninismo e a Democracia Soviética", escrito por G. F. Alexandrov e publicado em "Problemas Revista Mensal de Cultura Política", edição nº 25 - Mar-Abr 1950. Colaboração de Fernando Araújo.
15 Set Hoxha: Sobre o Caráter Ideológico dos Mexericos.
14 Set
Prestes: Organizar o Povo Para a Democracia. (Discurso pronunciado no Estádio do Pacaembú, em julho de 1945). Colaboração de Fernando Araújo.
13 Set Mariátegui: Lênin.
12 Set
11 Set
Abriu o arquivo: Adolph Joffe com o texto: "Última Carta para Leon Trotsky". Joffe se matou em 16 de novembro de 1927, com um tiro de revólver na têmpora. Esta carta foi encontrada ao lado de seu corpo. Colaboração de Barlavento - Observatório de Esquera,
09 Set
Marx: Mensagem à União Operária Nacional dos Estados Unidos. A Mensagem do Conselho Geral à União Operária Nacional foi redigida por Marx e lida por ele em 11 de Maio, na sessão do Conselho Geral a propósito da ameaça de guerra entre a Grã-Bretanha e os Estados Unidos na Primavera de 1869. Colaboração de Edições Avante! e Fernando Araújo.
08 Set
Trotsky: Mais uma vez sobre Brandler e Thalheimer. (texto em português da Galiza). Colaboração de José André Lôpez Gonçâlez e Fernando Araújo.
07 Set
06 Set
Imprensa Proletária: incluído o artigo "As Teses de Abril de Lênin", escrito por B. M. Volin e publicado em "Problemas Revista Mensal de Cultura Política", edição nº 25 - Mar-Abr 1950. Colaboração de Fernando Araújo.
04 Set
Abriu o arquivo: Herbert Marcuse com a obra Eros e Civilização. Iniciada a inclusão dessa obra em tradução para o português da Galiza. Colaboração de José André Lôpez Gonçâlez e Fernando Araújo.
03 Set
19 Ago
Imprensa Proletária: incluído o artigo "A Expansão Econômica do Imperialismo Americano na Europa Ocidental", escrito por A. Chapiro e publicado em "Problemas Revista Mensal de Cultura Política", edição nº 17 - Fev-Mar 1949. Colaboração de Fernando Araújo.
18 Ago
Marx: Maquinaria e Trabalho Vivo (Os Efeitos da Mecanização Sobre o Trabalhador). Os Manuscritos de 1861-63 (compostos por 23 cadernos) representam o momento de passagem entre os Grundrisse e O Capital, sendo parte importante do material preparatório deste último. O presente fragmento encontra-se no interior da seqüência denominada "A mais-valia relativa - acumulação", referente ao caderno XX, redigido entre março e maio de 1863.
17 Ago Imprensa Proletária: incluído o documento "O Pacto do Atlântico Norte, Pacto de Agressão", escrito pelo Ministério das Relações Exteriores da URSS e publicado em "Problemas Revista Mensal de Cultura Política", edição nº 17 - Fev-Mar 1949. Colaboração de Fernando Araújo.
16 Ago
Engels: Recensão do Primeiro Volume de «O Capital» para o Demokratisches Wochenblatt. Este artigo é uma das recensões de Engels sobre o volume I de O Capital, publicadas nas páginas da imprensa operária e democrática com o objectivo de popularizar as teses fundamentais do livro. Colaboração de Edições Avante! e Fernando Araújo.
15 Ago
Reed: Dez Dias que Abalaram o Mundo. Iniciada a inclusão dessa obra em tradução para o português da Galiza). Colaboração de José André Lôpez Gonçâlez e Fernando Araújo.
14 Ago Imprensa Proletária: incluído o artigo "A Política e a Organização do Vaticano", escrito por O. Arturov e publicado em "Problemas Revista Mensal de Cultura Política", edição nº 17 - Fev-Mar 1949. Colaboração de Fernando Araújo.
13 Ago
Thorez: União Para Salvar a Paz. Discurso pronunciado na sessão de encerramento da Conferência da Federação do Sena, do Partido Comunista Francês. Colaboração de Fernando Araújo.
12 Ago
08 Ago
Prestes: A Situação no Brasil e no Mundo. Este documento, que foi publicado em O Globo de 15 de Março de 1945, representa a primeira manifestação pública do pensamento do autor, depois de 9 anos de prisão. Colaboração de Fernando Araújo.
07 Ago
Gramsci: Alguns Pontos Preliminares de Referência. (texto em português da Galiza). Colaboração de José André Lôpez Gonçâlez e Fernando Araújo.
06 Ago
05 Ago Prestes: Carta a Um Amigo. Colaboração de Fernando Araújo.
02 Ago
01 Ago
30 Jul
Trotsky: Manifesto da IV Internacional Sobre a Guerra Imperialista e a Revolução Proletária Mundial. Colaboração da Luta Revolucionária dos Trabalhadores, Felipe dos Santos e Fernando Araújo.
25 Jul
24 Jul
22 Jul
Bordiga: O Marxismo dos Gagos. Colaboração de Júlio Henriques, António Oliveira e Fernando Araújo.
21 Jul
20 Jul Prestes: Projeto de Declaração da ANL e do PCB. Colaboração de Fernando Araújo.
19 Jul
Stálin: As Tarefas do Partido no Campo. Discurso pronunciado no Pleno do C.C. do P.C. (b) da Rússia. Colaboração do Partido Comunista Revolucionário e Fernando Araújo.
18 Jul
Imprensa Proletária: incluído o artigo "A Moral Comunista", escrito por V. Kolbanoski e publicado em "Problemas Revista Mensal de Cultura Política", edição nº 17 - Fev-Mar 1949. Colaboração de Fernando Araújo.
17 Jul
Stálin: As Tarefas Imediatas do Partido no Campo. Discurso pronunciado na Conferência de secretários de células rurais, realizada junto ao C.C. do P.C. (b) da Rússia. Colaboração do Partido Comunista Revolucionário e Fernando Araújo.
16 Jul
15 Jul
14 Jul
13 Jul
Imprensa Proletária: incluído o artigo "A Guerra é Inevitável?", escrito por Gerhart Eisler e publicado em "Problemas Revista Mensal de Cultura Política", edição nº 18 - Abr-Mai 1949. Colaboração de Fernando Araújo.
11 Jul
10 Jul
Stálin: I. M. Sverdlov. Iácov Mikhailovitch Sverdlov (1885-1919), um dos mais fiéis e incansáveis colaboradores de Lênin e Stálin, iniciou a sua atividade revolucionária em 1902. Depois da revolução de 1905, de que participou, esteve no cárcere e no exílio até a Revolução de Fevereiro. Na Conferência de Abril (1917), foi eleito membro do C.C. do Partido bolchevique e secretário do C.C. Depois da Revolução de Outubro, foi o primeiro presidente do Comitê Executivo Central dos Soviets de Deputados Operários e Camponeses. Colaborou com Stálin na elaboração do esquema do primeiro projeto da Constituição soviética. Colaboração do Partido Comunista Revolucionário e Fernando Araújo.
09 Juk
Marx: Grundrisse - Introdução à Crítica da Economia Política (link externo). Marx escreveu este imenso manuscrito como parte da sua preparação para elaborar as seguintes obras: Contribuição para a Crítica da Economia Política (publicada em 1859) e O Capital (publicada em 1867). Colaboração de Antivalor e Alexandre Moreira Oliveira.
08 Jul
Marx: Instruções para os Delegados do Conselho Geral Provisório. As Diferentes Questões.
As Instruções foram redigidas por Marx para os delegados do Conselho Central Provisório (mais tarde designado Conselho Geral) ao I Congresso da Associação Internacional dos Trabalhadores, que se realizou em Genebra de 3 a 8 de Setembro de 1866. As Instruções davam resposta às questões que deveriam ser examinadas pelo Congresso. Nelas colocavam-se várias tarefas concretas: a luta pela sua realização devia unir as massas operárias, elevar a sua consciência de classe, atraí-las para a luta comum da classe operária.
Colaboração de Edições Avante! e Fernando Araújo.
07 Jul
06 Jul
Marx: Sobre Proudhon. Este texto reflete a luta coerente de Marx contra todas as formas do socialismo utópico e pequeno-burguês. Colaboração de Edições Avante! e Fernando Araújo.
05 Jul
Stálin: O Partido Comunista Polonês. Discurso pronunciado na reunião da Comissão Polonesa da Internacional Comunista. Colaboração do Partido Comunista Revolucionário e Fernando Araújo.
04 Jul
Marx/Engels: Obras Escolhidas. Incluído o Prefácio do Instituto de Marxismo-Leninismoanexo ao CC do PCUS. Colaboração de Edições Avante! e Fernando Araújo.
03 Jul
Engels: O Capital de Karl Marx. (texto em português da Galiza). Colaboração de José André Lôpez Gonçâlez e Fernando Araújo.
02 Jul
Gramsci: Intransigência-tolerância. Intolerância-transigência. (link externo). Colaboração de Barlavento - Observatório de Esquera.
01 Jul
30 Jun
Marx: Capital e Tecnologia (Manuscritos de 1861-1863) (link externo). Colaboração de Barlavento - Observatório de Esquera
29 Jun
Stálin: Os Correspondentes Operários. Entrevista concedida a um colaborador da revista "Rabotchi Korrespondent". Colaboração do Partido Comunista Revolucionário e Fernando Araújo.
28 Jun
Abriu o Arquivo: Allende com o texto e o áudio "Últimas Palavras à Nação". Discurso pronunciado em 11 de setembro de 1973, dia do golpe de Estado que derrubou o governo da Unidade Popular e implantou sanguinária ditadura militar.
Colaboração do CECAC - Centro Cultural Antônio Carlos de Carvalho, e Fernando Araújo.
27 Jun
Engels: Classes sociais necessárias e supérfluas (link externo). Colaboração de Barlavento - Observatório de Esquera
24 Jun
Stálin: Balanço do XIII Congresso do P. C. (b) da Rússia. Informe apresentado nos cursos organizados pelo C.C. do P. C. (b) da Rússia para os secretários dos comitês distritais. Colaboração do Partido Comunista Revolucionário e Fernando Araújo.
22 Jun
Imprensa Proletária: incluído as 51 edições (em formato pdf) do Jornal Combate, editado em Portugal no período junho de 1974 a fevereiro de 1978. Jornal que nasceu e viveu "segundo a evolução das lutas das massas trabalhadoras. Em todos os campos em que a luta de classes se manifeste, nos locais de produção (fábrica e campo) nos quartéis, nos bairros, nas colectividades de recreio e cultura, nas lutas dos presos comuns e em todas as lutas das minorias contra a opressão" (do Editorial do primeiro núrmero).
21 Jun

Abriu o Arquivo: Grossmann com o texto "Carta a Paul Mattick" (texto em português da Galiza).
Henryk Grossmann nasceu em Cracóvia, na Galícia. Aderiu ao Partido Social Democrata Polaco (PPSD). Liderou a dissidência que em 1905 fundou o Partido Social-Democrata Judeu da Galícia tendo sido eleito Secretário do Partido. Depois da guerra, ele aderiu ao Partido Comunista dos Trabalhadores da Polônia em 1920. Colaboração de José André Lôpez Gonçâlez e Fernando Araújo.

19 Jun
Stálin: XIII Congresso do P.C. (b) da Rússia.
O XIII Congresso do P. C. (b) da Rússia — o primeiro Congresso do Partido bolchevique depois da morte de Lênin — realizou-se de 23 a 31 de maio de 1924, sob a direção de Stálin. Participaram do Congresso 748 delegados com voz e voto, representando os 735.881 membros do Partido, dos quais 241.591 da promoção leninista e 127.741 já candidatos antes da promoção leninista. Os delegados com voz totalisavam 416.
Colaboração do Partido Comunista Revolucionário e Fernando Araújo.
17 Jun
Abriu o Arquivo: John Reed com o texto Os Sovietes em Acção, (texto em português da Galiza). Colaboração de José André Lôpez Gonçâlez e Fernando Araújo.
16 Jun
Stálin: Sobre os Fundamentos do Leninismo.
As conferências de Stálin, «Sobre os fundamentos do leninismo», foram publicadas na «Pravda», em abril e maio de 1924. Em maio de 1924 apareceu o folheto de J. V. Stálin «Sobre Lênin e o leninismo», em que figuravam o seu discurso, intitulado «Lênin» e as conferências «Sobre os fundamentos do leninismo». Colaboração do Partido Comunista Revolucionário e Fernando Araújo.
15 Jun
Abriu o Arquivo: Natalia Sedova Trotsky com o texto Carta ao Comitê Executivo da IV Internacional, (texto em português da Galiza). Colaboração de José André Lôpez Gonçâlez e Fernando Araújo.
13 Jun
12 Jun
Imprensa Proletária: Resolução do Comitê Central do Partido Comunista (bolchevique) de 10 de fevereiro de 1948: Sobre a Ópera "A Grande Amizade" de V. Muradeli, edição nº 21 de Problemas Revista Mensal de Cultura Política. Colaboração de Fernando Araújo.
11 Jun
8 Jun
Hallas: incluído os capítulos Partido e Classe e O Legado, finalizando o livro Leão Trotski Socialista Revolucionário, (texto em português da Galiza). Colaboração de José André Lôpez Gonçâlez e Fernando Araújo.
7 Jun Stálin: Sobre a Discussão. Colaboração do Partido Comunista Revolucionário e Fernando Araújo.
31 Mai
Imprensa Proletária: incluído o texto: Figuras do Movimento Operário: Willian Dias Gomes, escrito por Maurício Vinhas de Queiroz e publicado na edição nº 21 de Problemas Revista Mensal de Cultura Política. Colaboração de Fernando Araújo.
30 Mai
27 Mai
Abriu a Seção: Música Revolucionária. com canções revolucionárias de todo o mundo, inclusive com várias versões de A Internacional. Colaboração de Liviu Iacob e Fernando Araújo.
26 Mai Prestes: Telegrama a «La Razon». Colaboração de Fernando Araújo.
25 Mai

Imprensa Proletária: incluído o artigo Figuras do Movimento Operário: Dimitrov de autoria de Dominique Desanti, publicado em Problemas Revista Mensal de Cultura Política nº 20. Colaboração de Fernando Araújo.
Publicando neste número, em sua seção «Figuras do Movimento Operário», o artigo de Dominique Desanti sobre a vida extraordinária de Jorge Dimitrov, PROBLEMAS presta assim uma homenagem à memória do herói de Leipzig, que galvanizou e transformou em ação a vontade de luta das massas antifascistas de todo o mundo; o teórico marxista e dirigente bolchevique provado nas lutas do Partido Comunista da Bulgária e da Internacional Comunista; o chefe de Estado búlgaro que abriu ao seu povo a estrada larga e luminosa do socialismo.

23 Mai Lênin: O Dia Internacional da Mulher (1921). Colaboração de Fernando Araújo.
22 Mai
Stálin: A Situação no Cáucaso. Colaboração do Partido Comunista Revolucionário e Fernando Araújo.
19 Mai Abriu o Arquivo: Palmiro Togliatti, com o texto Antônio Gramsci. Colaboração de Fernando Araújo.
13 Mai

Marx: As Lutas de Classes em França de 1848 a 1850. Colaboração de Edições Avante! e Fernando Araújo.
O trabalho de K. Marx As Lutas de Classes em França de 1848 a 1850 constitui uma série de artigos sob o título comum De 1848 a 1849. Nele é dada uma explicação materialista de todo um período da história francesa e elaboradas as teses mais importantes da táctica revolucionária do proletariado. Na base da experiência prática da luta revolucionária das massas, Marx desenvolveu em As Lutas de Classes em França a sua teoria da revolução e da ditadura do proletariado. Demonstrando a necessidade da conquista do poder político pela classe operária, Marx utiliza aqui pela primeira vez a expressão "ditadura do proletariado" e descreve as tarefas políticas, económicas e ideológicas desta ditadura. Marx formula neste trabalho a ideia da aliança da classe operária com o campesinato, sob a direcção da classe operária.

25 Abr Lênin: A Instituição do Divórcio Não Destrói a Família. Colaboração de Fernando Araújo.
24 Abr
21 Abr
20 Abr
19 Abr
18 Abr
17 Abr
15 Abr
13 Abr
12 Abr
11 Abr Lênin: O Direito ao Divórcio. Colaboração de Fernando Araújo.
10 Abr
08 Abr
06 Abr
Imprensa Proletária: incluída a segunda edição do Jornal Combate.
04 Abr Lênin: O Trabalho da Mulher na Agricultura no Regime Capitalista. Colaboração de Fernando Araújo.
03 Abr
01 Abr
31 Mar
30 Mar
29 Mar
28 Mar
27 Mar
Hallas: incluído o capítulo: Estratégia e Táctica pertencente ao livro Leão Trotski Socialista Revolucionário, (texto em português da Galiza). Colaboração de José André Lôpez Gonçâlez e Fernando Araújo.
25 Mar Stálin: Discurso Pronunciado na Abertura do II Congresso das Organizações Comunistas dos Povos Orientais de Toda a Rússia. Colaboração do Partido Comunista Revolucionário e Fernando Araújo.
20 Mar
18 Mar
17 Mar
15 Mar
14 Mar
Abriu o arquivo: Joaquim Câmara Ferreira com o texto: Marighella: Vida e Ação Criadoras. Colaboração do sítio Marighella e Fernando Araújo.
13 Mar
11 Mar
10 Mar
Imprensa Proletária: iniciada a inclusão das edições do Jornal Combate, editado em Portugal no período junho de 1974 a fevereiro de 1978.
Jornal que nasceu e viveu "segundo a evolução das lutas das massas trabalhadoras. Em todos os campos em que a luta de classes se manifeste, nos locais de produção (fábrica e campo) nos quartéis, nos bairros, nas colectividades de recreio e cultura, nas lutas dos presos comuns e em todas as lutas das minorias contra a opressão" (do Editorial do primeiro núrmero).
08 Mar
07 Mar
05 Mar
04 Mar
03 Mar
02 Mar
Lênin: Três Crises. Colaboração de Edições Avante! e Fernando Araújo.
01 Mar
29 Fev
28 Fev
26 Fev
25 Fev
24 Fev
23 Fev
22 Fev
21 Fev
Sindicalismo: Crise dos Trabalhadores ou Crise do Sindicalismo. Texto do escritor português João Bernardo incluído na Seção "Coleção de Assuntos Especiais" na sub-divisão Sindicalismo.
19 Fev
18 Fev
17 Fev
15 Fev
13 Fev
12 Fev
11 Fev
Hallas: incluído o capítulo: Análise do Estalinismo pertencente ao livro Leão Trotski Socialista Revolucionário, (texto em português da Galiza). Colaboração de José André Lôpez Gonçâlez e Fernando Araújo.
09 Fev
02 Fev
01 Fev
31 Jan
29 Jan
23 Jan
Abriu o Arquivo: Clara Zetkin com o texto: Lênin e o Movimento Feminino. Colaboração de Fernando Araújo.
22 Jan
21 Jan
16 Jan
Abriu o Arquivo: Kalinin com o texto Sobre a Educação. Colaboração do Jornal A Verdade e Fernando Araújo. Em 02/11/2012 foi substituído pelo texto integral retirado do livro "A Educação Comunista"
15 Jan
14 Jan
13 Jan
12 Jan
11 Jan
10 Jan
09 Jan
Lênin: Os Que Estão Assustados Com a Falência do Velho e os Que Lutam Pelo Novo. Colaboração do CECAC - Centro Cultural Antônio Carlos de Carvalho, Marco Antonio e Fernando Araújo.
02 Jan
01 Jan
Luta Armada: Direito à Memória e à Verdade - o que realmente aconteceu com os mortos e desaparecidos durante o período (1961-1988) da ditadura militar no Brasil. Colaboração de Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos e Fernando Araújo.
Janeiro a Dezembro de 2007 - (190 documentos)
Janeiro a Dezembro de 2006 - (103 documentos)
Outubro de 1999 a Dezembro de 2005 - (137 documentos)

 

          MIA sageata Secção em Português

 
Saiba como colaborar com o MIA Vá para a página inicial Junte-se ao MIA